Polícia Civil emprega tecnologia e atendimento especializado na Micareta de Feira

Polícia Civil emprega tecnologia e atendimento especializado na Micareta de Feira

1.800 policiais civis irão atuar nos circuitos da festa. 

Foto: Haeckel Dias/ Polícia Civil

Cerca de 1.800 prepostos da Polícia Civil irão atuar durante a Micareta de Feira de Santana 2024. O evento terá início na próxima quinta-feira (18), primeiro dia oficial da festa, e segue até o domingo (21).

Serão mais de 150 atrações no total para animar os foliões feirenses e de cidades circunvizinhas nos circuitos Maneca Ferreira (Avenida Presidente Dutra), Charles Albert (Praça da Kalilândia), Palco Reggae Vibes Jota Morbeck (Rua Felinto Marques) e no Pranchão (Avenida Maria Quitéria).

De acordo com Coordenador Regional de Polícia, Yves Correia, todo o esquema de inteligência já está montado para garantir a segurança da população durante todos os dias da Micareta.

"Estamos trazendo muita tecnologia, sobretudo de inteligência, para podermos atuar rapidamente com foco em buscar eventuais autores de delitos, como furtos e roubos, que são os principais crimes que ocorrem em grandes eventos. A gente sabe que hoje em dia se tem várias organizações criminosas que atuam aqui no Brasil todo, viajando em busca desses grandes eventos, justamente para poderem subtrair pertences dos cidadãos", enfatizou.

Foto: Gledson Silva/ FE

O delegado afirmou que a Polícia irá empregar equipes ostensivas e infiltradas, a fim de coibir o tráfico de drogas nos circuitos e entornos do evento.

"A Polícia Civil é repressiva, judiciária, e vamos buscar eventuais indivíduos que estejam traficando drogas no circuito e também no entorno. Teremos equipes fazendo o entorno, bem como equipes monitorando a cidade. Tem a Micareta, mas nós temos também a cidade para tomar conta, sobretudo em relação ao retorno dos foliões para casa", garantiu Yves Correia.

Uma central da Polícia Civil será montada próximo ao Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho (CEEP), localizado na Avenida Maria Quitéria, onde poderão ser feitos os registros das ocorrências e recuperação e entrega de documentos perdidos. "Também vamos espalhar diversas caixas em todos os postos do circuito, para tentarmos buscar esses documentos", disse o delegado.

Perda e roubo de celulares

O coordenador de Polícia destacou ainda que, antes de se dirigirem aos circuitos da Micareta, os foliões devem se precaver e anotar o código de identificação (Imei) dos seus aparelhos celulares, para que, em caso de perda ou roubo, a polícia tenha mais chances de recuperá-los.

"Queremos alertar à população para gravarem o número do Imei dos aparelhos celulares, que o cidadão consegue pegar na própria caixa do aparelho quando compra e também retirá-lo do celular. Isso é muito importante, uma dica interessante, porque se a pessoa perder o celular a gente vai conseguir recuperar com mais eficácia e mais rapidez. Sabemos que esse é um grande campeão de roubo ou perda. E a gente sabe que no celular hoje está toda a nossa vida, é um verdadeiro computador", salientou o delegado.

Outra ferramenta que pode auxiliar o cidadão é o aplicativo do Governo Federal 'Celular Seguro', que permite de forma eficiente e ágil comunicar as ocorrências de roubos e furtos dos aparelhos.

Monitoramento de redes sociais

O coordenador regional de Polícia Civil salientou que as equipes farão o monitoramento das redes sociais durante o período da Micareta de feira, para evitar crimes contra a honra e outras práticas virtuais ilícitas, a exemplo do estelionato.

"É importante a gente saber que a rede social não é terra de ninguém, e conseguimos sim com uso da inteligência identificar eventuais crimes virtuais que estejam sendo praticados, sejam crimes contra a honra ou algum tipo de estelionato. Inclusive vamos ter reforço de outras partes da Bahia para podermos ter uma Micareta de alegria, em que o cidadão possa se divertir", completou. 


A TV Geral transmite ao vivo os quatro dias de festa no canal do youtube @tvgeraloficial e no site www.tvgeral.com.br.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/