Quixabeira da Matinha é presença confirmada na Micareta de Feira 2024

MicaretaSamba de roda

Quixabeira da Matinha é presença confirmada na Micareta de Feira 2024

Samba e Resistência do Povo Quilombola é o tema do bloco puxado pelo grupo

Crédito: Ana Reis/Divulgação

A programação oficial de domingo na Micareta de Feira de Santana vai contar com o Bloco Quixabeira, puxado pelo grupo de Samba de Roda Quixabeira da Matinha. Em 2024, o Bloco traz uma homenagem ao Quilombo Matinha dos Pretos, pelos 10 anos do reconhecimento feito pelo Governo Federal, através da Fundação Palmares, como um povo e um território remanescente de quilombo.

O folião que desejar acompanhar o Bloco Quixabeira na avenida já pode comprar seu Vale-Abadá na sede da Associação Cultural Coleirinho da Bahia (ACCB), na Farmácia da Matinha ou no Balcão de Ingressos do Shopping das Fábricas, no centro da cidade. Os valores são populares de R$ 40 (individual) e R$ 70 (casadinha).

"Samba e Resistência do Povo Quilombola" foi o tema escolhido para este ano em que o Bloco traz, para o centro das homenagens, a Mestra da Cultura Popular dona Chica do Pandeiro e o Mestre Coleirinho da Bahia (in memorian). São anciãos de Feira de Santana, oriundos do distrito e que fundaram o grupo Quixabeira da Matinha há 35 anos. Até hoje, protagonizam iniciativas que colaboram com a salvaguarda do Samba de Roda da Bahia, Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade (UNESCO) desde 2005.

A confirmação do Bloco Quixabeira na Micareta de Feira é a garantia da presença do Samba de Roda na avenida, levando alegria e representatividade para uma das maiores festas de rua do país. O Bloco é uma realização da ACCB, garantida pelo edital Ouro Nego do Governo da Bahia e pelo apoio da Prefeitura de Feira de Santana. Conta com a Produção Executiva da Casa das Águas Comunicação e Cultura, representada pela multiartista, gestora e produtora cultural Lore Porto, e do sambador e produtor Guda Quixabeira.

Banda Quixabeira da Matinha

O grupo de Samba de Roda Quixabeira da Matinha é conduzido pela voz, padeiro e composições de Guda Quixabeira e Dona Chica do Pandeiro, mãe e filho. Outros membros da família também fazem parte da banda como Andrea Oliveira (sambadeira), Aline Souza (voz e percussão), Zezé (voz e percussão) e Marcos Oliveira (cavaquinho).

Além dos filhos e neto, o grupo ainda é formado por Luciano de Almeida (cavaquinho); Dermeval Marciel, Antônio Fernando, Luis Eduardo na percussão; Devid Santos e Tarcísio, no violão; Islan Raimundo, no contrabaixo; Waderson Santiago, na bateria; Marcelo Santana coordenando a técnica de som e Ivonildo das Virgens coordenando o palco.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/