Público do Pelourinho festeja último dia do São João

São JoãoSão João da Bahia

Público do Pelourinho festeja último dia do São João

Programação foi para todas as idades 

Crédito: Fernando Vivas/GOVBA
Com uma programação diversa em ritmos juninos e para todas as idades, o São João 2023, no Pelourinho, chega ao fim neste domingo (25). A festa promovida pelo Governo da Bahia, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), investiu mais de R$ 100 milhões na contratação de serviços e artistas, para a capital e mais de 280 municípios baianos.

O último dia da festa conta com a apresentação de 58 atrações musicais, distribuídos nos seis palcos, além de outras itinerantes que circulam pelas ruas, levando a tradição do arraiá do nordeste para baianos e turistas. "A festa junina é uma tradição na Bahia, e o Pelourinho, já recebe os turistas que vêm visitar nosso cartão postal, que é o Centro Histórico. Aqui, ele encontra prédios maravilhosos, museus, igrejas e unido a isso ele vê essa festa maravilhosa, com barracas com comidas típicas, uma musicalidade tradicional que é o São João", explica a coordenadora dos postos do Serviço de Atendimento ao Turista, Tatiana Harfush.

A festa também é para as crianças, que tiveram uma programação especial na Praça das Artes. As atividades recreativas deste quarto dia de São João no Pelô contaram com a participação de Raí Santana e Tio Paulinho, garantindo a animação do público infantil.

O contador Iran Azevedo aproveitou para, junto com a esposa, garantir a diversão dos filhos Ícaro e Valentina, de 9 e 5 anos, respectivamente. "Para quem tem filho, não adianta estar lá na praça principal. É cheio, com consumo de bebida alcoólica, e fica um pouco mais difícil. Aqui temos segurança e conforto para as crianças", destacou. O pequeno Ícaro, gostou da experiência. "Eu gosto de vir aqui. Brinco com a minha irmã e danço forró", conta.

"O São João é parte da nossa cultura e poder mostrar para a criança desde pequenininha que ela pode dançar forró é uma satisfação", conta o animador Tio Paulinho, que comandou brincadeiras, puxou quadrilha, cantou e dançou com as crianças, nos quatro dias de festa no Pelô.

A tranquilidade que permite a diversão de adultos e crianças é garantida por uma operação especial de segurança para o período festivo, com um efetivo de cerca de 24 mil profissionais da Secretaria de Segurança Pública (SSP). São 18 mil policiais militares atuando nos três circuitos de Salvador e no interior, com o suporte tecnológico de mais de 700 câmeras de videomonitoramento, das quais, 153 com inteligência para análise de pontos faciais.

O comandante do 18° Batalhão de Polícia Militar, que atende ao Centro Histórico, tenente-coronel Ceita, destaca a eficiência da operação de segurança pública. "Além do policiamento ordinário do 18° BPM, do efetivo em escala extraordinária e unidades especializadas, contamos com câmeras de reconhecimento facial em todos os acessos ao Pelourinho. Com esse sistema, já conseguimos fazer captura de três indivíduos com mandado de prisão em aberto. Assim, garantimos a tranquilidade para todos os moradores e frequentadores dos festejos juninos".

A turista o Rio Grande do Sul, Náudia Bosa, visita Salvador pela primeira vez e está encantada com a festa junina de Salvador. "É uma festa linda, colorida. Os baianos são muito receptivos. Estamos nos sentindo bastante seguras, com o pessoal nos dando informações, tudo bem legal", disse a gaúcha, que na companhia da irmã, buscava uma apresentação de quadrilha junina.

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) também atuou durante os festejos juninos, com uma ação educativa da SPM para o combate da violência contra a mulher. A campanha "Oxe, Me Respeite!" contou com a distribuição de materiais informativos para fortalecer a rede de serviços e garantir uma resposta efetiva e integrada às mulheres em situação de violência. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/