“São João do Nordeste é a nossa maior alegria”, decreta Janderson do Acordeon

“São João do Nordeste é a nossa maior alegria”, decreta Janderson do Acordeon

Com uma agenda apertada, o sanfoneiro não abre mão de manter uma certa tradição junina.

Foto: Reginaldo Júnior / Radio Geral

"Ele espera o ano inteiro para chegar ao São João", esse é o caso do músico, Janderson do Acordeon, que compartilhou com o jornal Folha do Estado e com a TV Geral, suas expectativas para a festa mais esperada do ano e também o que é necessário para ter um São João perfeito.

"As expectativas estão as melhores possíveis. São João 2024, graças a Deus, tudo maravilhoso e a gente tentando ao máximo atender as pessoas porque a agenda está intensa e a gente vai tentando se espremer e se esticar para aproveitar. Nordestino escuta forró o ano todo e no mês do São João e overdose de forró. Vocês da Tv geral e grupo Folha do Estado sabem bem o que é o São João do Nordeste. A nossa maior alegria", decreta o artista.

Com uma agenda apertada, o sanfoneiro não abre mão de manter uma certa tradição junina. Além da tradicional canjica e do bolo de aipim, o compositor acrescenta dois ingredientes secretos à receita do São João perfeito.

"O que não pode faltar no São João é bolo de aipim, minha sanfoninha e estar entre amigos, nem que seja por mensagem, que a gente passa muito tempo na estrada e eles mandam mensagens,que aquece o coração. Também tem que ter minha canjica, mas o indispensável é alegria e paz. A festa é cultura, tradição, transformação, a expressão do nosso jeitinho nordestino, o combo do São João perfeito", diz.

Sanfonista profissional, Sua paixão pelo acordeom começou desde muito cedo, quando viu o instrumento pela primeira vez na casa de seu avô, que era também sanfoneiro e violinista. Para carregar o acordeão, um instrumento de quase 13 quilos durante tantas horas, Janderson diz que é preciso ter preparo.

"Tem que se preparar antes, não tem jeito. Já ao acordar já começo a alongar os braços para dar conta. Além disso, tem flexões, apoio, praça, tudo para fortalecer porque o instrumento é pesado, então a gente, além de se profissionalizar na música, precisa condicionar o físico e, é claro, ter amor pelo que faz. Eu mesmo, se eu pudesse permanecer para sempre tocando sanfona e permanecer com esse pesinho, eu ficaria".

Biografia

Poeta, músico e compositor renomado, também é professor de acordeom, além de prestar assistência técnica para instrumentos. Vanderson ministra aula de música de sanfona, violão e piano. Ao longo da sua carreira, acumula importantes feitos como: gravação do DVD "Do Sisal a capital" de Quirinho de Valente. Em 2020 participou do Fórum Estadual Forró de Raiz, dissertando sobre eletrificação e afinação de acordeon em 2022 participou do VII Festival Internacional da Sanfona.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 06 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/