Dia do Rei Pelé vai à sanção presidencial

EsportesData Comemorativa

Dia do Rei Pelé vai à sanção presidencial

A data alusiva será 19 de novembro, dia em que Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, marcou seu milésimo gol 

Foto: Rener Pinheiro/CBF

A Comissão de Esporte (CEsp) aprovou nesta terça-feira (21) um projeto que institui o Dia do Rei Pelé, a ser comemorado anualmente no dia 19 de novembro. O PL 5.867/2023, da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável do senador Jorge Kajuru (PSB-GO) e segue agora para análise da Presidência da República.

O dia 19 de novembro é a data em que Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, marcou seu milésimo gol, em um jogo Santos x Vasco, em 1969. Para o relator, a instituição da data comemorativa é um reconhecimento a uma figura marcante do esporte mundial, tendo sido o único jogador a conquistar três títulos mundiais (1958, 1962 e 1970).

"Fora das quatro linhas, a contribuição de Pelé ao mundo foi igualmente significativa. Seu envolvimento em causas sociais, seu trabalho junto a organismos internacionais como a ONU, a Unesco e a Unicef, e sua luta por um sistema esportivo mais justo no Brasil, exemplificam seu compromisso com a sociedade e com o bem-estar das pessoas", justificou Kajuru.

O senador eleito pelo estado de Goiás lembrou que Pelé usou sua imagem e influência para chamar a atenção de questões como a proteção dos mais vulneráveis, especialmente as crianças. E ainda, a defesa de causas sociais e as contribuições como ministro do Esporte, entre janeiro de 1995 e maio de 1998. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 24 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/