Henrique Marques se torna primeiro homem brasileiro campeão mundial de taekwondo
Fluminense de 21 anos vence atleta da casa na decisão e faz a festa na China
Henrique Marques conquistou nesta segunda-feira (27) a primeira medalha de ouro masculina do Brasil na história do Mundial de taekwondo. Em Wuxi, na China, o brasileiro de 21 anos derrotou o chinês Qizhang Xiang por 2 a 0 na decisão e conquistou o título na categoria até 80 kg.
Foi o segundo triunfo brasileiro na edição 2025 e o terceiro em todos os tempos. Na última sexta (24), Maria Clara Pacheco venceu a disputa feminina até 57 kg e repetiu o feito que Natália Falavigna havia obtido em 2005, no campeonato para mulheres de até 72 kg.
📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
"Estou muito feliz com esta conquista, muito feliz com meu desempenho, muito feliz com tudo o que vem acontecendo na minha vida. Saímos daqui campeões, e tudo isso é graças a muito trabalho", disse Henrique, dividindo a glória com sua equipe.
O fluminense de Itaboraí estabeleceu os Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles, como sua próxima grande meta. "Demos o primeiro passo aqui. Se Deus quiser, a gente vai ser campeão em Los Angeles também."
O triunfo marca a recuperação de um atleta que precisou passar por uma cirurgia cardíaca em dezembro de 2023, depois de ter descoberto uma arritmia. Ele ficou fora do Mundial de 2023 e disse ter cogitado abandonar o esporte. No ano seguinte, teve novo baque com a morte do pai.
Marques se recuperou fisicamente a tempo de disputar os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, e parou nas quartas de final. Agora, chegou ao Mundial da China como o sétimo colocado de sua categoria e deixou favoritos para trás.
Em sua campanha em Wuxi, o brasileiro eliminou Kevin Calderón Martínez, de Cuba, Faysal Sawadogo, de Burkina Faso, CJ Nickolas, dos Estados Unidos, e Artem Mytarev, da Rússia. Encarou, então, o chinês Qizhang Xiang e levou a melhor.
Henrique venceu o primeiro round da final por 2 a 1. Acertou um chute no colete do chinês, o que lhe valeu dois pontos, e perdeu um ponto como punição. No segundo, a pontuação ficou em 0 a 0, mas ele teve mais toques no colete do rival, o que lhe deu a vantagem no desempate.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.