Medalhista paralímpica Joana Neves morre em São Paulo

EsportesLuto

Medalhista paralímpica Joana Neves morre em São Paulo

Joana Neves faleceu na madrugada da última segunda, 18, em São Paulo

Joana Neves | Crédito: Ale Cabral/CPB

A semana começou com uma notícia triste para o esporte brasileiro. Na manhã da última segunda-feira (18), a Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef) comunicou o falecimento da nadadora Joana Neves. Natural do Rio Grande do Norte, Joana tinha 37 anos e acumulou diversas conquistas para o Brasil na natação paralímpica.

Joana Neves estava em São Paulo para realizar exames. A atleta sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) há cerca de um ano e, desde então, vinha passando por episódios de crises convulsivas. Por isso, foi à capital paulista em busca de um diagnóstico.

No último domingo (17), Joana passou mal no Centro de Treinamento Paralímpico e foi levada para o hospital. Contudo, não resistiu a uma parada cardiorrespiratória na madrugada desta segunda-feira e veio a falecer.

Carreira de sucesso

Joana Neves, também conhecida como Joaninha ou Peixinha, nasceu em Natal com acondroplasia. A condição afetou o crescimento dos ossos e lhe deixou com baixa estatura. Ela iniciou na natação aos 10 anos por recomendação médica. Aos 13, passou a competir e, logo depois, participou de sua primeira competição internacional com 14 anos..

Joaninha é dona de cinco medalhas em Jogos Paralímpicos. Ao longo das edições de Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020, a nadadora conquistou duas pratas e três bronzes. Além disso, a potiguar também possui um título mundial e parapan-americana na última década.

Em 2022, participou de sua última competição internacional, o Campeonato Mundial de Natação Paralímpica em Portugal. Na ocasião, fechou sua campanha com a medalha de ouro no revezamento 4x50m livre misto, assim como o vice-campeonato nos 50m livre da classe S5. Ela ainda subiu ao pódio com o bronze nos 50m borboleta e nos 100m livre. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/