Promotor quer pena de prisão para torcedores responsáveis por boneco de Vinícius Jr.

EsportesCrime de ódio

Promotor quer pena de prisão para torcedores responsáveis por boneco de Vinícius Jr.

Grupo radical de extrema-direita é acusado de crime de ódio

Crédito: Reprodução/X @IlCanallaRubens

Um promotor espanhol anunciou nesta terça-feira (5) a busca por penas de quatro anos de prisão, por crime de ódio, contra quatro torcedores de futebol. O incidente em questão envolveu a suspensão de um boneco negro, representando o atacante Vinicius Júnior, do Real Madrid, em uma ponte no mês de janeiro.

Na ocasião, uma faixa com a inscrição "Madri odeia o Real" e um boneco inflável com a camisa 20 de Vinicius foram pendurados em uma ponte próxima ao campo de treinamento do clube, antes de uma partida contra o Atlético de Madrid, em 26 de janeiro.

O promotor acusou os quatro membros do grupo radical de extrema-direita Frente Atlético, torcedores do Atlético de Madrid, de ameaçar Vinicius Júnior e infringir direitos fundamentais, segundo comunicado oficial. Os acusados mostraram "um sinal inequívoco de desprezo e repúdio à cor da pele da vítima e uma tentativa de minar sua paz de espírito".

Além das penas de prisão, o promotor solicitou uma indenização conjunta de 6 mil euros (cerca de R$ 32 mil) por responsabilidade civil pelos danos morais causados ao jogador de futebol.

Os quatro homens, que se recusaram a depor após serem presos em maio, foram libertados sob fiança, mas tiveram restrições impostas pelo tribunal. Eles estão proibidos de se aproximar de Vinicius, se comunicar com ele e entrar em estádios e campos de treinamento do Real e do Atlético.

Vinicius Júnior, que já havia enfrentado incidentes de cunho racial no início do ano, destacou-se novamente ao chamar a atenção para insultos racistas durante um jogo do Real Madrid em Valencia, no mês de maio. Desde então, o jogador de 23 anos tem sido um defensor ativo contra o racismo no esporte, contando com apoio tanto no meio esportivo quanto do governo brasileiro. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/