10ª Caminhada "Até que não seja abril" mobiliza Feira de Santana em prol da causa autista

GeralCaminhada

10ª Caminhada "Até que não seja abril" mobiliza Feira de Santana em prol da causa autista

Evento reforça o compromisso da cidade com uma sociedade mais justa, inclusiva e informada 

Foto: Izinaldo Barreto

Na manhã deste domingo (25), a avenida Getúlio Vargas foi tomada por um gesto de empatia e conscientização. A 10ª edição da Caminhada "Até que não seja abril", promovida pelo Instituto Família Azul, reuniu dezenas de famílias, crianças e apoiadores da causa do autismo. A mobilização, que teve início no Feira Palace Hotel e seguiu até o estacionamento da Prefeitura Municipal, contou com apoio de agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), que organizaram o tráfego liberando uma das pistas para a circulação de veículos.

O evento contou com a presença de autoridades municipais, incluindo o prefeito José Ronaldo de Carvalho e o vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto. Também estiveram presentes o secretário de Comunicação Social, Joilton Freitas; o secretário de Cultura, Cristiano Lobo; o secretário de Governo, Neto Bahia; o procurador geral do Município, Guga Leal; e o chefe de Gabinete do Prefeito, Mário Borges.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

A coordenadora do Instituto Família Azul, Cíntia Souza, destacou a importância da caminhada fora do mês tradicional de conscientização sobre o autismo, abril, e explicou o propósito do evento.

"É o mês onde realmente celebra-se a causa no mundo. Mas sentimos a necessidade de ampliar esse olhar da sociedade, trazendo esse debate para além de abril. Por isso, há dois anos, realizamos a caminhada em outra época do ano", afirmou Cíntia.

Ela reforçou que a caminhada tem como missão provocar reflexões contínuas. "É um momento de grande importância, em que trazemos à tona a necessidade de uma sociedade mais inclusiva, onde o autismo não seja lembrado apenas por um mês, mas todos os dias".

Cíntia também lembrou a trajetória do Instituto Família Azul, que está prestes a completar uma década de atuação em Feira de Santana. "Vamos completar 10 anos no dia 5 de agosto. Começamos essa caminhada com o então secretário Ildes Ferreira, que infelizmente já não está mais entre nós, e o prefeito José Ronaldo. Foi uma luta diária, mas conseguimos avançar, sempre com dignidade e compromisso com as famílias".

Hoje, o Instituto atende 125 famílias. Sobre os números de pessoas com autismo no município, a coordenadora relembrou um marco importante. "Em 2016, realizamos o primeiro censo municipal sobre autismo em Feira, sendo a segunda cidade do Brasil a fazer isso, atrás apenas de São Paulo. Naquela época, em apenas uma semana, conseguimos identificar cerca de 150 novos casos, com apoio das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social".

Atualmente, segundo Cíntia, a estimativa é que cerca de cinco diagnósticos de autismo sejam confirmados por dia na cidade. A ausência de dados atualizados é um desafio, mas o Instituto segue buscando políticas públicas e ações contínuas para garantir apoio às famílias.

A Caminhada "Até que não seja abril" reforça o compromisso da cidade com uma sociedade mais justa, inclusiva e informada — onde o autismo seja pauta permanente, e não apenas sazonal. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 29 Mai 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/