2º Encontro de Tribunais do Interior da Bahia reúne autoridades do Direito em Feira de Santana

GeralÁrea do Direito

2º Encontro de Tribunais do Interior da Bahia reúne autoridades do Direito em Feira de Santana

No primeiro dia, a programação contou com a apresentação da Osquestra InfantoJuvenil Neojiba, seguida por palestras.

Foto: Mário Sepulveda/ FE

Teve início nesta segunda-feira (19) e segue até esta terça-feira (20), em Feira de Santana, o 2º Encontro de Tribunais do Interior da Bahia. O evento, promovido pela Centro Universitário Unifan, é realizado no Centro de Convenções Cajueiro e reúne profissionais e docentes da área do Direito, a comunidade acadêmica e representantes do Judiciário baiano. No primeiro dia, a programação, que teve início às 19h, contou com a apresentação da Osquestra InfantoJuvenil Neojiba, seguida por palestras com autoridades renomadas do sistema de Justiça brasileiro.

Entre os convidados estão o desembargador Luís Carneiro (TRT5), a juíza Isabela Pires (TJBA), o desembargador Alberto Raimundo Gomes dos Santos (TJBA) e a desembargadora Maria do Socorro Habib (TJBA), que trazem reflexões sobre os desafios atuais do Direito e as perspectivas para o futuro da Justiça no país.

Em entrevista ao Folha do Estado, o professor Jodilton Oliveira, reitor do Centro Universitário Unifan, destacou a importância do 2º Encontro de Tribunais para Feira de Santana e a comunidade acadêmica.

"O objetivo principal de um projeto como este é fazer a integração entre os profissionais da área de Direito e os estudantes que se inscreveram para participar. Evidentemente, quando se atinge um universo de quase mil estudantes inscritos trata-se de um grande evento para a cidade. E o curso de Direito da Unifan, como já vem sendo reconhecido a nível nacional. Os profissionais palestrantes possuem alto nível de conhecimento intelectual do Direito na Bahia, é um evento composto por vários desembargadores, juízes, promotores, e ficamos felizes com a certeza de que estamos dando ao aluno e ao município a possibilidade de formarmos profissionais do mais alto nível, que possam exercer sua profissão praticando a Justiça, coerentes, sendo responsáveis", afirmou.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

O pró-reitor acadêmico da Unifan, Gustavo Checcucci, ressaltou que a experiência e a formação dos profissionais é algo que não acontece somente em sala de aula.

"É um prestígio muito grande trazer os tribunais do estado e de fora, como o Tribunal Regional Eleitoral e o Tribunal Regional Trabalho, que são federais e atuam no estado, assim como o Tribunal de Justiça da Bahia, com seus representantes, juízes e desembargadores discutindo temas da sociedade. Temos esse momento de formação e também a apresentação cultural da Neojiba, que é uma osquestra muito simbólica em nosso estado e tem um trabalho próspero e positivo."

Foto: Mário Sepulveda/ FE

A presidente da OAB-Feira e coordenadora do curso de Direito da Unifan, Lorena Peixoto, pontuou que dentre os temas de destaque também estão as fake News, a propaganda enganosa, questões de atuação na seara eleitoral, além de assuntos ligados ao ambiente jurídico de trabalho, o sistema de adoção, o direito criminal, trazendo o acesso à Justiça nas execuções penais.

O Desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, Alberto Raimundo Gomes Santos, lembrou que a sociedade está passando por um momento muito forte de renovação do conhecimento, da linguagem, e é preciso se adaptar às novas realidades.

"Estamos passando por um momento de renovação, para que os pleitos das comunidades sejam atendidos com mais agilidade, através das tecnologias. O momento atual é de adaptação para o supernovo que ocorreu da década de 90 para cá. O futuro está aí e a juventude é que vai tomar conta de tudo isso. Temos que aceitar as inovações, até da linguagem, para continuarmos vivendo essa nova fase da vida."

O Prefeito José Ronaldo também prestigiou o 2º Encontro de Tribunais e parabenizou os organizadores pelo sucesso do evento, na expectativa de que novos encontros aconteçam no município. Ele ressaltou ainda o papel estratégico de Feira de Santana como polo regional de educação no estado.

"Este é um grande evento, muito prestigiado, estão de parabéns a universidade, os professores e alunos. Com certeza é um sucesso, e teremos outros encontros. Feira de Santana tem hoje um grande número de universidades, é um polo regional líder em educação, e vamos continuar presenciando estes eventos no município." 

Foto: Mário Sepulveda/ FE
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 22 Mai 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/