2º Encontro de Tribunais do Interior da Bahia reúne autoridades do Direito em Feira de Santana
No primeiro dia, a programação contou com a apresentação da Osquestra InfantoJuvenil Neojiba, seguida por palestras.
Teve início nesta segunda-feira (19) e segue até esta terça-feira (20), em Feira de Santana, o 2º Encontro de Tribunais do Interior da Bahia. O evento, promovido pela Centro Universitário Unifan, é realizado no Centro de Convenções Cajueiro e reúne profissionais e docentes da área do Direito, a comunidade acadêmica e representantes do Judiciário baiano. No primeiro dia, a programação, que teve início às 19h, contou com a apresentação da Osquestra InfantoJuvenil Neojiba, seguida por palestras com autoridades renomadas do sistema de Justiça brasileiro.
Entre os convidados estão o desembargador Luís Carneiro (TRT5), a juíza Isabela Pires (TJBA), o desembargador Alberto Raimundo Gomes dos Santos (TJBA) e a desembargadora Maria do Socorro Habib (TJBA), que trazem reflexões sobre os desafios atuais do Direito e as perspectivas para o futuro da Justiça no país.
Em entrevista ao Folha do Estado, o professor Jodilton Oliveira, reitor do Centro Universitário Unifan, destacou a importância do 2º Encontro de Tribunais para Feira de Santana e a comunidade acadêmica.
"O objetivo principal de um projeto como este é fazer a integração entre os profissionais da área de Direito e os estudantes que se inscreveram para participar. Evidentemente, quando se atinge um universo de quase mil estudantes inscritos trata-se de um grande evento para a cidade. E o curso de Direito da Unifan, como já vem sendo reconhecido a nível nacional. Os profissionais palestrantes possuem alto nível de conhecimento intelectual do Direito na Bahia, é um evento composto por vários desembargadores, juízes, promotores, e ficamos felizes com a certeza de que estamos dando ao aluno e ao município a possibilidade de formarmos profissionais do mais alto nível, que possam exercer sua profissão praticando a Justiça, coerentes, sendo responsáveis", afirmou.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
O pró-reitor acadêmico da Unifan, Gustavo Checcucci, ressaltou que a experiência e a formação dos profissionais é algo que não acontece somente em sala de aula.
"É um prestígio muito grande trazer os tribunais do estado e de fora, como o Tribunal Regional Eleitoral e o Tribunal Regional Trabalho, que são federais e atuam no estado, assim como o Tribunal de Justiça da Bahia, com seus representantes, juízes e desembargadores discutindo temas da sociedade. Temos esse momento de formação e também a apresentação cultural da Neojiba, que é uma osquestra muito simbólica em nosso estado e tem um trabalho próspero e positivo."
A presidente da OAB-Feira e coordenadora do curso de Direito da Unifan, Lorena Peixoto, pontuou que dentre os temas de destaque também estão as fake News, a propaganda enganosa, questões de atuação na seara eleitoral, além de assuntos ligados ao ambiente jurídico de trabalho, o sistema de adoção, o direito criminal, trazendo o acesso à Justiça nas execuções penais.
O Desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, Alberto Raimundo Gomes Santos, lembrou que a sociedade está passando por um momento muito forte de renovação do conhecimento, da linguagem, e é preciso se adaptar às novas realidades.
"Estamos passando por um momento de renovação, para que os pleitos das comunidades sejam atendidos com mais agilidade, através das tecnologias. O momento atual é de adaptação para o supernovo que ocorreu da década de 90 para cá. O futuro está aí e a juventude é que vai tomar conta de tudo isso. Temos que aceitar as inovações, até da linguagem, para continuarmos vivendo essa nova fase da vida."
O Prefeito José Ronaldo também prestigiou o 2º Encontro de Tribunais e parabenizou os organizadores pelo sucesso do evento, na expectativa de que novos encontros aconteçam no município. Ele ressaltou ainda o papel estratégico de Feira de Santana como polo regional de educação no estado.
"Este é um grande evento, muito prestigiado, estão de parabéns a universidade, os professores e alunos. Com certeza é um sucesso, e teremos outros encontros. Feira de Santana tem hoje um grande número de universidades, é um polo regional líder em educação, e vamos continuar presenciando estes eventos no município."
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.