Aplicativo para segurança do ciclista vence hackathon em Feira de Santana

GeralTecnologia

Aplicativo para segurança do ciclista vence hackathon em Feira de Santana

Maratona de mais de 30 horas de trabalho ininterrupto reuniu 14 grupos

Crédito: Valdenir Lima/Secom/PMFS

Um aplicativo voltado para o ciclista chegar de forma mais segura ao seu destino, o Movesafe, foi a proposta vencedora do Hackathon promovido pela Prefeitura de Feira de Santana. A equipe campeã, a Warr, desenvolveu a proposta em uma maratona de mais de 30 horas de trabalho ininterrupto e competiu com mais 13 grupos que atuam na programação de softwares e aplicativos para buscar soluções, exclusivamente, para a mobilidade urbana.

O resultado foi anunciado neste domingo (19), no auditório do SESI - unidade Jardim Cruzeiro. Os prêmios foram entregues pelo secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Wilson Falcão, pelo coordenador da unidade de projetos especiais do Sebrae, Antônio Carlos Borges Júnior, e por Breno Caires, CEO da Conexa e HUB Feira.

Ao utilizar o aplicativo, o ciclista terá a disposição opções de rotas com alertas em tempo real sobre o trânsito, apontando as ciclovias existentes, vias com maior volume de carros e motos, alerta de ruas perigosas e condições climáticas.

O mapa acompanha o ciclista durante o percurso e dispõe de timer para uso em modalidades esportivas. Ainda, oferece aos motoristas e motociclistas que utilizarem a plataforma alertas de vias com maior volume de ciclistas.

Um dos integrantes da equipe, William Costa, explica que a proposta apresentada prevê ainda o fornecimento de dados coletados através do aplicativo para a Prefeitura, apontando quais vias tem maior demanda de implantação de ciclovia.

A equipe vencedora recebeu R$ 4 mil; tablets para cada integrante; um curso Empretec para uma pessoa da equipe; duas mentorias com o Sebrae, conforme fase estrutural do projeto; e acesso a mentorias no HUB Feira.

"Destaco o engajamento do prefeito Colbert Martins que incentiva soluções inovadoras e tecnológicas para o município. Encerramos este evento com a proposta sugerida pelo prefeito dos participantes desta edição escolherem o tema do próximo Hackathon", afirma o secretário Wilson Falcão.

SEGUNDO E TERCEIRO LUGARES

Em segundo lugar, a equipe Empreendedores desenvolveu um aplicativo de estacionamento inteligente que faz a reserva de vagas em estacionamentos particulares e apresenta o perfil da empresa, assim como valores e formas de pagamento. O aplicativo intitulado "ViAí" indica através do sistema de geolocalização os estacionamentos mais próximos e a possibilidade de vagas, e atende por comando de voz. É voltado para usuários e donos de estacionamento.

A equipe vice-campeã levou um tablet por componente; um curso Empretec para uma pessoa da equipe; duas mentorias com o Sebrae, conforme fase estrutural do projeto; e acesso a mentorias no HUB Feira.

O terceiro lugar, a equipe Pergamo desenvolveu o aplicativo "Trânsito Smart" ao qual propõe filtrar e centralizar as informações de trânsito resultando em um ranking de prioridades por localidades suscetíveis. A proposta é integrar o Fala Feira 156 e o Waze, que já reúnem informações sobre buracos, vias inadequadas e problemas na rua - indicando os locais prioritários para a gestão municipal atuar.

Com uso da inteligência artificial, as informações fornecidas pelos usuários serão reunidas apontando o percentual de risco de acidentes que o bairro ou localidade oferecem.

A equipe ganhou uma diária no Hotel Acalanto com café da manhã incluso para toda a equipe (quartos duplos); curso Empretec para uma pessoa da equipe; duas mentorias com o Sebrae, conforme fase estrutural do projeto; além de acesso a mentorias no HUB Feira.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 16 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/