Caminhada da APAE faz chamado feirenses sobre inclusão e visibilidade

GeralFeira de Santana

Caminhada da APAE faz chamado feirenses sobre inclusão e visibilidade

Ato representa uma oportunidade de projetar as ações da APAE 

Crédito: Mário Sepúlveda/FE

Na terça-feira (22), aconteceu a caminhada da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que percorreu ruas do Centro de Feira de Santana. A ação faz parte das atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e participaram assistidos, pais, gestores públicos, funcionários, entre outros, que desfilaram pelo calçadão da Sales Barbosa. Uma outra programação também foi realizada no Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP-DV).

Rachel Peixoto, colaboradora da instituição, salienta que a caminhada aconteceu em comemoração à data e representa uma oportunidade de projetar as ações da APAE na sociedade Feirense. "O nosso objetivo é mostrar à comunidade feirense o significativo trabalho que a APAE de feira de Santana realiza com pessoas com deficiência intelectual. No próximo dia 28, teremos um seminário no Centro de Cultura e Arte (CUCA), falando do tema que tem como maior objetivo trabalhar o processo de inclusão através da tecnologia", diz.

Humberto de Souza, integrante do Núcleo Territorial de Educação, que representou a Secretaria de Educação do Estado, destaca a importância de apoiar atividades como esta. "Entendemos que temos que dar apoio ao movimento como esse, porque é importante mostrar que estamos também inseridas nesse contexto, dando atenção aquelas pessoas que mais precisam".

Hudson Macedo, responsável de um assistido, pontua a importância da presença da sociedade civil, em ações e debates da Associação que tem um papel fundamental na sociedade. "É muito importante este evento. Temos todo mês de agosto dedicado, com várias atividades, para alertar a sociedade da importância do trabalho da APAE, que não é devidamente reconhecida. Precisamos que os órgãos públicos, bem como, toda sociedade se empenhasse mais, porque sem a APAE a situação seria caótica, poucas pessoas teriam condições de procurar uma instituição particular".

O ex-presidente da APAE, Jurandir Mato Grosso, endossou o chamamento da participação popular no que diz respeito à APAE, mesmo que não esteja diretamente ligada à instituição. "Existem pessoas que precisam de ajuda na deficiência intelectual ou física. Então estamos fazendo esse chamamento para que a população esteja sempre alerta".

Pedro Américo, secretário municipal de agricultura, na oportunidade, evidenciou o papel, sobretudo, de cuidadora, que a APAE desempenha. "É importante que toda a comunidade de Feira de Santana, empresários, a sociedade em geral, possa apoiar iniciativas da APAE, que de fato cuidam da nossa população. Para que nossa sociedade possa refletir sobre o cuidado, atenção e uma relação mais próxima, harmoniosa e mais fraterna, com as pessoas que possuam deficiência, em especial, aquelas que são acompanhadas pela instituição".

O vereador, Jhonatas Monteiro, reforçou a importância da visibilidade social para garantias de direitos e o pleno exercício da cidadania. "Um momento extremamente importante para o município, que cumpre o papel de visibilizar toda uma demanda por direitos das pessoas que têm deficiência intelectual e múltipla. A associação tem sido uma voz muito central no nosso município, não só em Feira de Santana, mas também na região em torno. A atuação é importante tanto no sentido de organizar essas pessoas, quanto para garantir que elas tenham um papel ativo na sua cidadania e também na exigência de políticas públicas que concretizem o direito. Se a gente fala hoje de inclusão, isso precisa ser tratado verdadeiramente e isso significa um conjunto de políticas públicas, na educação, na assistência social, entre outros que viabilizem para essas pessoas o conjunto de direitos".

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 16 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/