Canais de drenagem e escoamento contarão com sistema de monitoramento em Feira de Santana

GeralCanais de drenagem

Canais de drenagem e escoamento contarão com sistema de monitoramento em Feira de Santana

A operação está sendo executada pela Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA) e abrange 

Fotos: Valto Novaes
Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Feira de Santana intensificou as ações de limpeza e monitoramento dos canais de drenagem e escoamento da cidade, por meio de uma operação coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesp). A iniciativa, que tem como principal objetivo prevenir alagamentos e melhorar o escoamento das águas pluviais, contará agora com o reforço de um sistema de videomonitoramento dos canais.

A operação está sendo executada pela Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA) e abrange os principais canais de drenagem da cidade. Em entrevista ao Jornal Folha do Estado, o secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, conta que a ação ganhará mais precisão e eficácia, com a instalação de câmeras de videomonitoramento, em parceria com a Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (SEPREV) para, inclusive, coibir e punir a prática de descarte irregular de resíduos nos locais.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

"Nós conversamos com a Seprev e em alguns locais estamos para colocar monitoramento, que serão fiscalizados 24 horas. Não será apenas a questão de multar, mas alguns casos faremos a apreensão, por conta do descarte irregular de resíduos ou da construção ou esses tipos de materiais e que tem acontecido de forma rotineira", avisa.
Foto Mário Sepúlveda

O secretário diz ainda que desde de janeiro a Sesp começou a fazer a limpeza dos canais na tentativa de reduzir os alagamentos, visando também as chuvas de verão que têm chuvas volumosas. "Estamos cumprindo um cronograma. Agora mesmo, as equipes estão no canal do Renascer e com certeza estaremos voltando aos primeiros canais que já fizemos. Nossa programação é para que até o final tenhamos a condição de passar mais vezes em cada um desses canais, pensando não nas chuvas agora de inverno, mas nas do final do ano que são de trovoadas", diz.

Programas para recolhimento de sucata em domicílios

França diz que ainda não têm um levantamento da quantidade de lixo retirada, mas aponta que o que mais foi retirado dos canais foram sucatas de móveis e eletrodomésticos.

"Geladeiras, sofás, colchão, armários, fogões, pois há uma prática que estamos tentando combater. Quem tiver esses materiais inservíveis, como pneus e sucatas de eletrodomésticos, móveis, colchões, pode fazer contato com a Sesp, através do Fala Feira 156 ou do Feira Conectada, que a Sesp vai no endereço recolher. Não precisam jogar em terrenos baldios, nem em canais", alerta.

Os pontos mais vulneráveis

De acordo com Justiniano, os canais que mais têm causado transtorno para a limpeza pública são o da Avenida de Canal, que é a Padre Anchieta, no final da Olimpio Vital, onde existe um descarte muito grande, e também o canal do Renascer. Já em relação a descarte em terrenos, ele também apresentou diversos locais onde a fiscalização tem atuado para coibir a prática.

"Nós temos a Rua Realiza, na lateral do Edifício Amayo; os fundos do Ministério Público, na Presidente Dutra; na Avenida Alameda 4, entre a Papa João XXIII e a Olhos D'água, que já limpamos e demos orientação para jogarem em outro local; na Avenida Lopes Rodrigues, e temos um local, a partir dessa semana, antes do monitoramento, vamos fazer uma fiscalização contínua, que é a Avenida Transnordestina, em frente ao Condomínio Universitário. Para se ter uma ideia, já notificamos vários veículos ali. A multa é de R$ 1 mil e já encaminhamos para colocar a fiscalização, pois a limpeza ali está ocorrendo duas vezes na semana, mas continua grande o descarte naquela localidade", diz o secretário.

Ecopontos e carroceiros

O secretário de Serviços Públicos conta que pretende, através de um cadastro realizado pela Secretaria da Agricultura (Seagri) e com apoio do governo federal, construir ecopontos para fazer o ordenamento do descarte de resíduos.

"Esse cadastro foi feito pela Seagri, e os locais onde o município já encaminhou a primeira proposta para o governo federal, por meio do PAC, para que a gente possa construir esses ecopontos e vamos fazer um ordenamento para que somente os carroceiros possam fazer esse descarte. Os demais veículos como caçambas e poli caçambas o destino é o aterro sanitário. Temos feito orientações e com esse levantamento que foi feito em torno de 20 áreas na cidade para que eles possam ser orientados a colocar esse descarte nossa fiscalização está indo para dialogar com os carroceiros, para que seja feito o descarte nos locais orientados pela prefeitura para que a gente possa diminuir essa quantidade de locais e descarte irregular".  

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 22 Mai 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/