'Cartão postal' de Feira de Santana, Caixa D'água do Tomba recebe intervenção artística

GeralSaiba mais

'Cartão postal' de Feira de Santana, Caixa D'água do Tomba recebe intervenção artística

Embasa apoia projeto com tema 'Bahia de Todas as Águas' 

Crédito: Divulgação
Foi concluída esta semana a intervenção artística que estava sendo realizada em um dos principais "cartões postais" de Feira de Santana, a Caixa D'água do Tomba. Um dos pilares do reservatório foi pintado pela artista plástica Nila Carneiro como parte do projeto Narrativas Visuais, desenvolvido pelo SESC Bahia com o apoio da Embasa. A 3ª edição do projeto teve como tema "Bahia de Todas as Águas" e promoveu intervenções urbanas em cinco municípios do interior do Estado. Em Feira de Santana, o local escolhido faz parte do Centro de Reservação do Tomba, unidade operacional da Embasa. A Caixa D'água foi construída na década de 80 e se tornou símbolo da cidade, seja por sua arquitetura arrojada – que lembra um disco voador –, seja pela importância que desempenhou durante anos no abastecimento da região.

Quem passa pelo Anel de Contorno nas imediações do Tomba, chega à cidade pela BA 502 ou mora e transita pelo bairro certamente ficou curioso com a criação da artista. O mural, com mais de 20 metros de altura, retrata Uiara, uma deusa das águas, associando o conceito da água como meio de origem da vida ao conceito de maternidade. A obra também lembra as águas do rio Jacuípe e de seus afluentes e cria conexões entre o coração, o ovário e os olhos d'água, em torno dos quais nasceu Feira de Santana. "Estou muito feliz em pintar na minha cidade. É minha primeira obra em Feira e espero fazer muitas mais. Sai daqui aos 18 anos, para estudar Belas Artes, e agora fico muito honrada em poder voltar e ter uma obra na minha cidade de origem", revelou Nila, emocionada. "E agradeço muito à Embasa, que entrou como apoiadora desta iniciativa, permitindo que eu pudesse pintar no reservatório deles – um ícone da cidade – e deu toda estrutura para que esta obra acontecesse, que eu pudesse realizar este trabalho grandioso", afirmou a artista.

Como o gerente regional da Embasa Raimundo Bezerra Neto ressaltou, "a caixa d'água do Tomba deve ser um dos principais símbolos da cidade. Ficamos muito felizes em fazer parte desta criação, agradecemos ao SESC e a Nila essa oportunidade e ficamos muito orgulhosos de ver a nossa unidade operacional abrigar esta bela obra", destacou. O presidente da Embasa, Leonardo Góes, ficou impressionado com o resultado do trabalho. "A pintura ficou muito bonita. É uma intervenção expressiva, grandiosa, em um local muito representativo para Feira de Santana. É muito bom ver nosso reservatório se transformar em uma grande tela, embelezando a cena urbana", afirmou. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 26 Fevereiro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/