Chefe do CadÚnico esclarece quem poderá receber o botijão de gás gratuito em Feira
Em Feira de Santana, cerca de 73 mil famílias recebem o Bolsa Família.
Na última sexta-feira (5), o governo federal lançou o programa Gás do Povo, que garante gratuidade no botijão de gás de cozinha para famílias em situação de vulnerabilidade, que estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e sejam beneficiárias do Bolsa Família.
Em Feira de Santana, cerca de 73 mil famílias recebem o Bolsa Família. Dessas, apenas 1.650 são beneficiadas com o vale-gás, que corresponde a 50% do valor médio do botijão de 13kg, em meses alternados. O programa 'Gás do Povo' deve ampliar o número de benefícios.
Em entrevista ao Folha do Estado, a chefe da Divisão de Gestão do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, em Feira de Santana, Danuza Rodrigues, esclareceu que o programa Gás do Povo é administrado pelo próprio governo federal, que fará a seleção das famílias e a concessão da gratuidade.
No entanto, segundo a chefe da Divisão municipal, as famílias que hoje recebem o vale-gás serão migradas para o novo programa e outros beneficiários do Bolsa Família deverão ser incluídos na lista.
Danuza Rodrigues enfatiza a necessidade de as famílias que ainda não estão inscritas no Cadúnico ou não estão com o cadastro atualizado procurarem os postos de atendimento, a fim de participarem dos benefícios sociais disponibilizados pelo governo e se tornarem elegíveis também para o 'Gás do Povo'.
"Nós trabalhamos de segunda a sexta e temos hoje no município 18 postos de atendimentos que funcionam nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social), inclusive nos distritos de Maria Quitéria, Humildes e Jaguara. Lembrando que temos um posto avançado no centro da cidade, no shopping Cidade das Compras. Então as famílias que ainda não estão inscritas podem se dirigir até essas unidades e as famílias que já estão inscritas precisam manter o cadastro atualizado a cada dois anos."
Confira abaixo mais perguntas e respostas sobre o programa:
Quando o benefício começará a valer?
O programa passará por uma transição gradativa entre a modalidade atual e o novo formato. A previsão é que os primeiros botijões comecem a ser entregues ainda em novembro deste ano. Em março de 2026, o novo formato deve alcançar todas as 15,5 milhões de famílias.
Quem terá direito ao benefício?
Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759), com prioridade para aquelas que recebem Bolsa Família (renda per capita de até R$ 218).
Recebo o Bolsa Família, posso receber o Programa Gás do Povo?
Sim. O pagamento do programa poderá ser acumulado com outros benefícios, auxílios e o Programa Bolsa Família.
Inconsistências cadastrais no CadÚnico resultam em exclusão automática do Programa?
Sim. É de responsabilidade do beneficiário manter seus dados atualizados no Cadastro Único e, sem inconsistências de informações, para manutenção do benefício.
Lembramos a importância de manter seus dados atualizados e corretos em outras bases do Governo Federal, como Receita Federal, Justiça Eleitoral, entre outras.
Haverá revisão cadastral e de elegibilidade para as famílias do programa?
Informamos que regularmente o Governo Federal realiza análise e revisão do cadastro dos beneficiários do Programa Gás do Povo. Famílias que não atenderem aos critérios de elegibilidade poderão ser excluídas do programa.
Meu CPF está irregular e minha família está impedida de ingressar?
Sim, o CPF do responsável da família estiver irregular, isso pode impedir o ingresso ou a continuidade no programa. A regularização do CPF é essencial.
Qual a quantidade de botijões de gás que minha família poderá receber com o desconto em um ano?
O Programa Gás do Povo foi meticulosamente planejado para atender às necessidades reais das famílias, garantindo maior equidade:
» Famílias com 2 integrantes: Receberão até 3 botijões por ano. Validade de 4 meses, cada vale.
» Famílias com 3 integrantes: Receberão até 4 botijões por ano. Validade de 3 meses, cada vale.
» Famílias com 4 ou mais integrantes: Receberão até 6 botijões por ano. Validade de 4 meses, cada vale.
Essa proporcionalidade é vital para respeitar as diferentes demandas de consumo e maximizar o impacto em cerca de 15,5 milhões de famílias, beneficiando diretamente 50 milhões de brasileiros. O programa é um alívio financeiro imediato e um investimento na saúde. Além disso, o tempo e a energia antes despendidos na busca por lenha ou no enfrentamento de doenças darão lugar a outras oportunidades de desenvolvimento pessoal e familiar.
Como o beneficiário vai acessar o benefício?
O beneficiário vai retirar os botijões diretamente nas revendas credenciadas mais próximas de sua moradia, sem intermediários.
A autorização para a retirada se dará com quatro possibilidades ainda em fase final de detalhamento: aplicativo (VALE DIGITAL), cartão específico para o programa, QR Code (VIA CARTÃO DO BOLSA FAMÍLIA OU AGÊNCIAS DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL) e cartão do Bolsa Família, conforme o caso.
A gratuidade será concedida no momento da compra, mediante validação eletrônica na revenda habilitada.
Não haverá, portanto, qualquer pagamento em dinheiro no ato da retirada. O beneficiário disporá de um vale digital, cujo nome ainda está em definição e deverá evitar expressões que não sejam corriqueiras para a população. Importante ressaltar que o preço de referência não leva em conta o valor do frete, e o beneficiário terá que arcar com esse custo, caso queira receber o botijão em casa.
Todo o processo de acesso ao benefício será gerido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Em nome de quem será realizado o pagamento ou a utilização do benefício?
O vale eletrônico para desconto no botijão será emitido em nome do responsável familiar registrado no CadÚnico.
Meu benefício pode ser bloqueado caso eu não consiga emitir o vale eletrônico?
Não haverá bloqueio do benefício, pois o desconto é repassado diretamente ao revendedor credenciado.
Caso não tenha acesso ao aplicativo do programa para emissão do vale desconto, você poderá utilizar o Cartão do Bolsa Família diretamente na revendedora de gás de cozinha credenciada no Programa Gás do Povo.
A exclusão do benefício acontecerá se a família beneficiária do programa não atender mais aos critérios de elegibilidade.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.