Coletivo Bahia pela Paz Conceição promove formação para ampliar protagonismo jovem em Feira de Santana

GeralCidadania

Coletivo Bahia pela Paz Conceição promove formação para ampliar protagonismo jovem em Feira de Santana

Realizada no bairro Conceição, atividade reuniu 25 jovens e deu início a um processo contínuo de fortalecimento da cidadania

Foto: Ascom/SJDH

Em um ambiente de acolhimento, escuta e troca de experiências, o Coletivo Bahia pela Paz Conceição realizou, nesta quarta-feira (18), a primeira atividade de sua 'Formação Político-Cidadã', uma das principais frentes de atuação do equipamento. Intitulada "Sementes para um futuro melhor", a atividade reuniu 25 jovens no espaço comunitário localizado no bairro da Conceição, em Feira de Santana.

Logo na chegada, os participantes foram acolhidos com uma apresentação sobre os objetivos da formação, que buscam contribuir para a autonomia, a mobilidade social e o protagonismo das juventudes e de suas famílias. Realizada em dois turnos, manhã e da tarde, a atividade lança bases para um processo formativo contínuo de fortalecimento da cidadania.

A primeira atividade propôs uma reflexão a partir da canção "Sementes do Amanhã", de Gonzaguinha. Em roda de conversa, os jovens compartilharam impressões sobre os versos da música, articulando ideias sobre o futuro e ações coletivas.

Além da escuta e das trocas de experiências, os jovens conheceram melhor o projeto Coletivos Bahia pela Paz, vinculado ao Programa Bahia pela Paz do Governo do Estado. A apresentação institucional buscou engajar os participantes nas ações já em andamento, incentivando sua participação ativa no processo de transformação do território.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Para Jaqueline Santos, coordenadora pedagógica dos Coletivos no interior do estado, o encontro marca o início de um novo ciclo de aproximação com as juventudes. "A Formação Político-Cidadã será um processo contínuo, sempre valorizando os saberes locais e fortalecendo os vínculos comunitários. A expectativa para os próximos encontros com as juventudes é no mês de julho, quando discutiremos identidades e conexões, abordando temas como gênero, raça, sexualidade, geração, acessibilidade, entre outros", adiantou Jaqueline.

Aprendizado - Carlos Eduardo Jesus, 19 anos, participou no turno da manhã e destacou o quanto a atividade despertou interesse e expectativa para os próximos encontros. "O que mais gostei foi saber que vamos ter muito aprendizado. Tem muita coisa que eu ainda não conheço, e aqui posso aprender mais. O Coletivo mostra caminhos, ajuda a gente a se orientar. É um lugar que dá pra indicar pra outras pessoas também, porque acolhe e quer ver a gente crescer", afirmou.

Já no turno da tarde, entre os participantes, Alana Leal destacou que o encontro foi uma oportunidade de aprendizado que vai além do momento. "Foi uma reflexão muito boa. A gente aprendeu bastante e deu pra pensar diferente. Uma das coisas que mais me marcou foi a importância de ajudar o próximo. Foi muito legal participar e quero voltar nas próximas vezes", disse.

A dinâmica da formação culminou na criação de um painel simbólico de girassóis, em que cada jovem escreveu nas pétalas, palavras que sintetizavam o encontro, como construção, esperança, igualdade, aprendizado e outras. O gesto representou a conexão entre as reflexões compartilhadas durante a atividade. Ao final, cada participante recebeu sementes de girassol acompanhadas de um passo a passo para o plantio, simbolizando o compromisso com o cultivo de um futuro melhor.

Formação

A 'Formação Político-Cidadã' é um processo educativo que busca fortalecer o protagonismo das juventudes e o exercício pleno da cidadania, por meio de ações e atividades como rodas de conversa, oficinas e qualificações. A iniciativa aborda temas conectados à realidade dos jovens, considerando marcadores sociais como raça, gênero, classe e sexualidade. Além de formar a juventude, também qualifica organizações sociais locais para atuar na prevenção da violência e na promoção de direitos. A formação resultará em intervenções urbanas desenvolvidas pelo Coletivo junto com os próprios participantes, com ações voltadas a atender às necessidades do território.

Coletivos

Coordenado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), o projeto Coletivos Bahia pela Paz é voltado para jovens de 12 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade, e suas famílias. O equipamento promove acolhimento e ações voltadas ao fortalecimento da cidadania, da justiça social e cultura de paz, como forma de prevenir e combater a violência. O objetivo é articular demandas da comunidade com políticas públicas, oferecer apoio psicossocial e auxiliar na construção de projetos de vida.

Serviço

Coletivo Conceição
Endereço: Rua Gameleira, n°22, Conceição II
Contato: (75) 9 8169-0603
Atendimento ao público: segunda à quinta-feira, das 9h às 16h

Coletivo Mangabeira
Endereço: Rua Borrazópolis, n°106, Mangabeira
Contato: (75) 9 8168-9873
Atendimento ao público: segunda à quinta-feira, das 9h às 16h

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 19 Junho 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/