Banco de Leite do Hospital da Mulher em Feira de Santana precisa de doações

GeralCom estoque baixo

Banco de Leite do Hospital da Mulher em Feira de Santana precisa de doações

Lactantes podem doar e garantir o alimento de prematuros 

Crédito: Divulgação

O estoque do Banco de Leite Humano do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) está abaixo do necessário e precisa de doações para continuar atendendo os bebês que não podem receber o alimento de suas mães.

De acordo com Nadja Vieira, coordenadora do Banco de Leite do HIPS, mesmo com a campanha "Agosto Dourado", as doações não foram suficientes para manter o estoque por pelo menos seis meses. Elas diminuíram significativamente durante o inverno.

"As doações são fundamentais para manter os estoques e continuar atendendo os bebês que não podem receber leite de suas mães", afirma.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que até os primeiros seis meses de vida, o bebê deve ser alimentado exclusivamente com leite materno.

"Durante a campanha coletamos apenas 49 litros de leite materno e distribuímos 43 litros. Até o momento, nós temos uma reserva de 174 litros. No entanto, é necessário para mantermos o estoque nos próximos seis meses de, pelo menos, 366 litros do alimento", informa Nadja Vieira.

A coordenadora do BL afirma que todos os dias são distribuídos entre 2,5 e 3 litros de leite. A distribuição prioriza os prematuros e bebês de baixo peso internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa).

Nadja Vieira faz um apelo para as mães que produzem leite em excesso para que doem o alimento.

"Toda mulher sadia que esteja amamentando e com leite além da necessidade do seu filho, pode doar. É possível que o leite seja coletado e armazenado na própria casa da doadora, até que a equipe do Banco de Leite e o Corpo de Bombeiros façam a coleta. Isso é feito duas vezes por semana", pontua.

O Banco de Leite Humano funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Interessadas em doar devem manter contato através do número (75) 3602-7156/ 3602-7100. 

Com informações da Secom/PMFS

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 10 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/