Com início do período chuvoso, Defesa Civil já se prepara para ocorrências

GeralFeira de Santana

Com início do período chuvoso, Defesa Civil já se prepara para ocorrências

Apesar do alerta, esta não é a estação que pode causar mais calamidades 

Crédito: Divulgação

Com o início da estação chuvosa, a Defesa Civil, já está trabalhando em planejamentos e ações para atender a população e monitora zonas mais vulneráveis. Anna Karoline Rebouças, coordenadora da autarquia, explica que, apesar do alerta, esta não é a estação que pode causar mais calamidades. "A Defesa Civil, na verdade, está preparada para qualquer período de chuva. Em Feira de Santana, as chuvas mais forte são no verão, as chuvas de trovoada. As chuvas de agora vem do litoral e não causa grandes transtornos ao município, pois é uma chuva contínua, mas de quantidades de menores que aquelas do verão. A gente já faz uma prevenção junto as secretarias de limpeza dos canais e bueiros. Solicitamos que ações preventivas sejam feitas ao longo do ano. Para a gente do município, a estação do inverno requer atenção, mas nem tanto quanto o verão".

A especialista orienta a população que, ao se deparar com uma situação de risco, ligue para o número da Defesa Civil, 156. "Vai direto para o nosso sistema e fazemos a seleção, filtra os mais urgentes para as vistorias e direcionamos onde a demanda deve ser atendida primeiro. As vezes a gente tem situações que precisam de drenagem e ligamos para a secretaria de Infraestrutura e de Obras e manutenção. Então o cidadão deve ligar para Defesa Civil ou utilizar o aplicativo, Fala Feira 156, que recebe imagens, textos. Como o cidadão preferir passar as informações que serão colocadas diretamente no nosso sistema", explica.

Funcionamento ininterrupto

Por prestar um serviço de caráter emergencial e essencial aos cidadãos feirenses, o funcionamento da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) passa a ser ininterrupto. A obrigação consta do projeto de lei 038/2022, de autoria do Poder Executivo, aprovado pela Câmara. Outras modificações estão previstas na matéria, a exemplo da transferência da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e da Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil para a estrutura da Secretaria Municipal de Governo. Atualmente, estes setores estão ligados à Secretaria de Prevenção à Violência.

De acordo com o Projeto de Lei, foram criadas mais três divisões na estrutura desta Secretaria: Ações de Prevenção e Redução de Riscos; Ações de Contingência das Intervenções das Áreas de Riscos e Monitoramento e Alerta. A Defesa Civil, além de articular ações com os Sistemas Nacional e Estadual, estabelece as diretrizes para a atuação "preventiva", de "socorro assistencial" e "recuperativo" em situações de emergência, desastres e calamidade pública.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/