Com investimento de R$ 1,5 milhão, governador autoriza início da reforma do Santuário Senhor dos Passos
O santuário, que está em processo de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), terá sua fachada e elementos estruturais recuperados.
Em visita a Feira de Santana, nesta quarta-feira (28), em cumprimento à sua agenda de compromissos, o governador Jerônimo Rodrigues assinou a ordem de serviço para o início das obras de restauração da Igreja Senhor dos Passos, considerado o primeiro santuário do município e um dos mais importantes da região.
O santuário, que está em processo de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), terá sua fachada e elementos estruturais recuperados. A obra está orçada em R$ 1,5 milhão com recursos do governo do estado.
De acordo José Trindade, diretor da Conder, o espaço religioso e cultural continuará com suas atividades normais enquanto os serviços forem executados.
"Não será necessário fechar o templo, vai continuar funcionando normalmente e vamos ter o cuidado de trabalhar para manter a normalidade do santuário. A obra abrange a parte externa com a recuperação das fachadas e a recuperação dos elementos. O prazo de entrega é para o início de dezembro, antes das celebrações natalinas", confirmou.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Trindade destacou que a Conder encabeça outras obras importantes em Feira de Santana e que serão entregues em breve.
"Além da entrega do Centro de Convenções, estamos construindo e nos próximos 60 dias será feita entrega do maior teatro do interior da Bahia com 800 lugares na Uefs; estamos fazendo algumas escolas e temos ainda o complexo do Carro de Boi e a Abóbora, no Centro Cultural Amélio Amorim."
O Padre Júlio Santa Bárbara, diretor do Santuário Senhor dos Passos, celebrou o início das obras e destacou sua importância para toda a comunidade católica de Feira e região.
"Este foi um momento aguardado com muita ansiedade e vem como resultado de muitas conversas, articulações e um diálogo sincero com todos que procuramos, como o secretário de Cultura do estado, o diretor do IPAC, a governadoria, e ao longo deste tempo houve um desejo de que se resolvesse logo e houve celeridade no processo. Agora estamos celebrando e hoje o governador assina oficialmente a ordem de serviço dessa reforma desse santuário tão amado pelo povo de Feira de Santana."
Padre Júlio reiterou que as estruturas a serem restauradas estão comprometidas, porém de acordo com os laudos apresentados não oferecem riscos à estrutura do templo em si.
"A reforma diz respeito a toda a fachada, sobretudo a parte externa superior, pois há vários pináculos comprometidos e a estrutura entre um pináculo e outro também está bastante comprometida. Estamos em diálogo com a empresa que irá executar a obra, e ela já nos garantiu que a igreja não seja fechada. O trabalho será feito em etapas, e vamos preservar a entrada para o templo, e como não terá nenhum serviço interno, poderemos manter nossas atividades, missas e celebrações."
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.