Conferência debate desafios do envelhecimento saudável e direitos dos idosos em Feira de Santana

GeralDebates

Conferência debate desafios do envelhecimento saudável e direitos dos idosos em Feira de Santana

6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa ocorre até amanhã no auditório da Secretaria Municipal de Educação

Foto: Mário Sepulveda/ FE

Teve início nesta quinta-feira (31), em Feira de Santana, 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no auditório da Secretaria de Educação. O evento reunirá durante dois dias órgãos públicos municipais e estaduais, representantes da sociedade civil e pessoas da terceira idade. Com foco no tema "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação", as atividades contarão com debates, palestras, e elaboração de políticas públicas.

Em entrevista ao Folha do Estado, a secretária municipal da Mulher, Geruza Sampaio, destacou que a conferência busca trazer mais equidade para as pessoas idosas do município.

"Aqui nós estamos validando os direitos da pessoa idosa, buscando essa equidade, principalmente quando a pessoa idosa precisa e aguarda a gestão de políticas públicas, que possam contemplar o envelhecimento saudável. Antigamente, uma pessoa de 60 anos não estava ativa no mercado de trabalho, hoje estamos resgatando esse espaço democrático para a pessoa idosa. Então, aqui, serão discutidos os direitos, como a necessidade de uma delegacia para esse público, mais espaço no mercado de trabalho, e principalmente temos que trazer o respeito dentro de casa, no seio da família, porque muitas vezes aquela pessoa que tanto fez para a família é tratada como tanto faz", observou.

A conferência é um espaço de acolhimento e escuta, com qualidade e respeito, para a população idosa. No entanto, em Feira de Santana, conforme a secretária, há outros espaços que ampliam a convivência entre idosos e dá mais dignidade.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

"Nós temos o Centro de Convivência Zazinha Cerqueira, onde há várias atividades, como dança, academia, hidroginástica, dentre outras ações para resgatar esse acolhimento. Nós temos também o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, que é um órgão fiscalizador, e também o Núcleo de Direitos Humanos, que faz o acompanhamento, junto ao Ministério Público, principalmente em casos de violência patrimonial, que muitos idosos sofrem dentro de casa. Existe uma busca ativa para que essas pessoas não fiquem tão vulneráveis, então é uma força-tarefa."

Foto: Mário Sepulveda/ FE

O Prefeito José Ronaldo ressaltou a importância da 6ª Conferência para aproximar a sociedade das questões que envolvem os idosos. Ele também citou a reforma de equipamentos públicos para ampliar as ações.

"É de grande importância essa conferência, um trabalho que aproxima, que faz chegar perto, para discutir, debater, colocar os pensamentos, e o poder público ouve. Esse evento proporciona mais proximidade com esse debate na sociedade. Serão dois dias de debates. Concluímos as obras do centro cultural da Baraúna, estamos comprando os móveis, para que a gente implante lá projetos que proporcionem a relação e a convivência entre pessoas idosas e jovens. A mesma coisa no Maestro Miro, onde já compramos o ar-condicionado, as novas cadeiras, para que ele volte a funcionar plenamente."

Palestrante convidada do evento, Maria Emília Rodrigues, participa da luta em defesa dos direitos das pessoas idosas. Segundo ela, o tema da sua palestra abordado na conferência é sobre o envelhecimento e as múltiplas velhices, a questão da equidade e um envelhecimento digno para todos.

"A situação tanto no Brasil, Bahia e Feira é bem semelhante. Estamos com uma quantidade de pessoas idosas muito grande e infelizmente nosso país está envelhecido sem as devidas condições para poder atender de forma digna as pessoas idosas, então temos muito trabalho pela frente. Muitos idosos conseguiram envelhecer bem, mas há uma boa quantidade que está acamada, precisando de cuidados e que muitas vezes as famílias abandonam, a sociedade e o estado também abandonam."

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 01 Agosto 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/