Conselheiros tutelares garantem manutenção dos direitos das crianças e adolescentes

GeralFeira de Santana

Conselheiros tutelares garantem manutenção dos direitos das crianças e adolescentes

A órgão é vinculado à SEDESO e ao CMDCA 

Crédito: Divulgação
No sábado (18) foi comemorado o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar. Criado em julho de 1990, junto ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), a função visa zelar pelo cumprimento dos direitos garantidos às crianças e adolescentes. Em Feira de Santana, o órgão é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDESO) e ao Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA). A cidade possui quatro conselhos tutelares, onde cada unidade possui cinco conselheiros.

O presidente do CMDCA, Caique Lopes, destaca que o conselheiro tutelar atua no enfrentamento à negligência, aplicando quando necessário medidas de proteção às violências físicas e psicológicas, à exploração sexual e outras formas de violações contra crianças e adolescentes.

"Nós trabalhamos no combate à violação do direito da criança e do adolescente. Durante esse ano fizemos diversas ações, prestando apoio no Micareta e nos festejos de São João e São Pedro. No dia a dia, dispomos de uma equipe de plantão, com o Conselho Tutelar funcionando 24 horas para atender casos de violação do direito da criança e do adolescente, ou qualquer denúncia que chegue", explica.

O conselheiro também atende, escuta e aconselha os pais ou responsáveis dessas crianças e adolescentes, além de acompanhar e encaminhar cada caso, entre outras atribuições relacionadas.

A cada quatro anos é feita eleição para definir os conselheiros tutelares de cada município. "A sociedade participa ativamente dessa escolha de forma democrática", considera Caíque.

O secretário de Desenvolvimento Social, Denilton Brito, juntamente com o chefe de Proteção Social Especial do SUAS, Roque Morais, parabeniza a todos que cuidadosamente executam suas atribuições na garantia e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

"Agradecemos e parabenizamos os conselheiros tutelares pelo belíssimo trabalho desenvolvido em prol da construção de uma sociedade segura e justa", observa Denilton Brito. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 29 Novembro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/