Dia das Mães tem significado especial para mães de bebês prematuros no Hospital da Mulher
Muitas dessas mães, que estão utilizando o Método Canguru esperam poder passar o Dia das Mães em casa
O Dia das Mães é um momento de celebração e carinho, mas para algumas mães, como as que estão internadas no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, a data carrega um significado ainda mais especial. Muitas dessas mães, que estão utilizando o Método Canguru — onde o bebê prematuro permanece em contato pele a pele com a mãe — esperam poder passar o Dia das Mães em casa. No entanto, devido à necessidade de cuidados médicos contínuos e ao período de internação dos bebês, esse desejo nem sempre é possível.
A UCINCa (Unidade de Cuidados Intermediários Canguru) é responsável por proporcionar essa assistência especializada. Com 12 leitos e uma equipe multiprofissional composta por pediatras neonatais, enfermeiras, técnicas de enfermagem, psicólogas e fisioterapeutas, o setor oferece cuidado integral aos bebês prematuros. A média mensal de internações na UCINCa é de seis bebês, com tempo de internação que pode variar até três meses.
Uma história de superação e esperança
Ludimila de Jesus Santos, 21 anos, dona de casa, é um exemplo de mãe que, apesar das dificuldades, encontra forças para viver intensamente o momento com seus filhos. Ela espera, ansiosamente, poder passar o Dia das Mães em casa, ao lado de Ravi e Maya, seus gêmeos prematuros, nascidos com 33 semanas. Há 18 dias, eles permanecem internados na UCINCa, recebendo cuidados da equipe. Para Ludimila, o nascimento de Maya foi uma surpresa, já que a gestação gemelar só foi identificada durante o trabalho de parto, quando ela chegou ao Hospital da Mulher. Ela não soube o sexo dos bebês até o nascimento.
"Levei 24 horas para ver meus filhos, pois nasceram prematuros extremos e, devido ao baixo peso, foram direto para a UTI. Lá, ficaram por seis dias, sendo transferidos para o berçário. Agora, estão aqui, grudados em mim, através do método canguru", emocionou-se Ludimila. Ela espera, ainda, poder passar o Dia das Mães junto à sua família no bairro Santo Antônio dos Prazeres.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
O significado do Método Canguru para as mães
Evelyn Oliveira, estudante de Pedagogia de 21 anos e moradora do Conjunto Feira IX, compartilha sua experiência com o Método Canguru. Para ela, este Dia das Mães tem um significado muito especial. "Tenho três filhos e nunca passei por essa experiência. Estar aqui com minha filha Aurora, no método canguru, tem um significado profundo. Passei dois meses internada no Hospital da Mulher antes do parto, para garantir a vida dela. Agora, ela está grudada em mim, e eu participo ativamente da recuperação dela", disse Evelyn, visivelmente emocionada.
Atualmente, a UCINCa conta com três bebês internados, que permanecem sob cuidados médicos até atingirem o ganho de peso ideal, com média de 1.800 kg. O setor oferece cuidados especiais para as mães, incluindo seis refeições diárias balanceadas, a fim de garantir um melhor equilíbrio nutricional. Além disso, o hospital proporciona áreas de lazer, onde mães e bebês podem tomar banho de sol diariamente e trocar informações e experiências.
A equipe multiprofissional e a participação da família
A equipe da UCINca, dividida em três turnos, conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais, garantindo um atendimento completo e humanizado para as mães e bebês. Segundo Emylle Mendonça, coordenadora da UCINca, o contato pele a pele é essencial para fortalecer o vínculo entre mãe e filho e também permite uma maior participação do pai no cuidado com o bebê.
"Os benefícios desse contato corpo a corpo são inúmeros: estímulo ao aleitamento materno, maior confiança dos pais no cuidado com os filhos, controle térmico da criança, redução do tempo de internação, melhor rotatividade de leitos e, claro, diminuição de infecções hospitalares. Além disso, essa abordagem favorece o relacionamento mais próximo da família com a equipe de saúde", explica Emylle.
Apoio continuado para as famílias
As mães também recebem orientações por meio de palestras e rodas de conversa, onde aprendem técnicas de higienização e cuidados com os bebês. O Hospital da Mulher incentiva que essas mães se tornem multiplicadoras dos conhecimentos adquiridos. Além disso, a instituição oferece a Terceira Etapa do Método Canguru, garantindo segurança e acompanhamento especializado para os bebês que voltam para casa com os pais. O acompanhamento continua no Ambulatório de Pediatria até que o bebê atinja 2,5 kg, garantindo uma recuperação completa.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.