Distribuição de sementes na zona rural é substituída por investimentos em diversas áreas

GeralInvestimentos no campo

Distribuição de sementes na zona rural é substituída por investimentos em diversas áreas

O secretário Pedro Américo afirma que é na história o maior planejamento realizado para a zona rural 

Crédito: Adriele Mercês/ASCOM PA
Neste ano, a Secretaria de Agricultura de Feira de Santana não realizará a distribuição de sementes, entregue em outras ocasiões, nesta época do ano. A decisão foi tomada após diálogo com os moradores da zona rural, associações e orientação de técnicos que estudaram a produção agrícola na zona rural de Feira.

"A formação de banco de sementes pela SEAGRI demonstrou ser desnecessária, por conta do empobrecimento do solo ao usar sementes de outras regiões do Brasil que não são adaptadas ao nosso solo, como as sementes crioulas dos próprios produtores locais. Isso foi constatado pelos agricultores em diversas oportunidades", afirma o Secretário de Agricultura, Pedro Américo.

A decisão foi informada durante a distribuição de sementes do ano passado. Os técnicos da SEAGRI orientaram cada uma das 126 associações que as comunidades deveriam, através das entidades, construir seu próprio banco de sementes, logo, a responsabilidade no ano de 2023 - conforme avisado amplamente, aos presidentes e aos sindicatos - é dos agricultores e das associações.

Além da falta de adaptação das sementes, outros fatores também fizeram com que a distribuição fosse suspensa. "Outro ponto importante, foi o relatório de plantio que as associações deveriam ter enviado à secretaria para comprovar o uso, distribuição e plantio no ano passado. Entretanto, a maioria das associações não comprovaram o uso adequado das sementes de milho e feijão, demonstrando quem plantou, quantas tarefas de terra plantou e como foi a lavoura de cada agricultor que assinou a lista de retirada dos grãos", disse o secretário.

O terceiro e mais importante ponto, é o pequeno custo que as sementes têm, em comparação a outros custos de produção para quem planta. "O recurso antes empregado para distribuir - indiscriminadamente - sementes que não tiveram comprovação de uso, foi aplicado neste ano, para processos de análise e recuperação de solo, cursos de qualificação profissional para melhorar a renda das famílias, compra de novos tratores para aragem e gradagem de terra, editais que vão disponibilizar recursos direto nas associações que queiram investir em geração de renda nas comunidades, processo novo de limpeza e recuperação de aguadas na zona rural, entre outras melhorias que foram planejadas nesse novo momento da secretaria de agricultura", conta Pedro Américo.

Demora na aprovação do Orçamento

"Ressalto também que o Orçamento da Secretaria só foi liberado em fevereiro de 2023, e estamos com muitos processos aguardando licitações. Mas, podem ter a certeza que já é na história o maior planejamento realizado para a zona rural e as licitações já estão em fases adiantadas, devendo fazer a presença da prefeitura na zona rural se expandir o quanto antes", finaliza o gestor da SEAGRI. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/