Eleitos novos membros do Conselho Municipal da Pessoa Deficiente em Feira de Santana

GeralSaiba mais

Eleitos novos membros do Conselho Municipal da Pessoa Deficiente em Feira de Santana

Processo eleitoral visa garantir representatividade e participação 

Crédito: Mário Sepúlveda/FE

A eleição para presidência do Conselho Municipal da Pessoa Deficiente (CMPD) de Feira de Santana publicou na quarta-feira (29), e viabilizou a escolha das entidades e organizações que irão compor o quadro de Conselheiros do CMPD no biênio 2024/2025. O processo eleitoral visa garantir a representatividade e participação ativa da sociedade civil organizada, conforme determina a legislação vigente.

Mariana Ribeiro, presidente da comissão eleitoral do CMPD diz que os eleitores compareceram de acordo com as expectativas. "Tudo correu da melhor forma possível, tivemos cerca de 35 votantes, 5 de cada entidade e organização, além da pessoa com deficiência habilitada. Por volta das 11 horas a apuração foi feita e os resultados divulgados", conta.

Reinaldo Maia, representante da Pessoa com deficiência e membro da Associação de Feirense com Deficiência Visual explica que os votantes habilitados puderam votar em vários segmentos e não só aqueles de acordo com sua inscrição. "Aqui estamos elegendo pessoas da sociedade civil que irão representar este Conselho no Biênio 2024/25. Os candidatos fazem parte de entidades que se inscreveram para participar, cada um em seu segmento. Há aqueles que votam no seu segmento e em outro, porque tem voto livre para votar em todos", diz.

Michael Reis, integrante da comissão eleitoral, diz que em caso de empate, o critério da data da fundação é usado para desempatar. "A eleição até aqui correu tudo bem, meu dever aqui foi fazer com que a comissão eleitoral desse maior apoio possível para que tudo acontecesse dentro dos trâmites corretos. A maioria dos representantes compareceram e aqui mesmo fizemos a apuração, onde é verificado a associação mais votada. Quando há empate o critério para desempate é tempo de existência, vence a associação mais velha", explica Hamilton Teles, representante da entidade Cromossomos XXI, diz que tinha uma expectativa muito positiva, apesar de ter muito ainda a organizar e fazer.

"Apesar disto, estamos tentando contribuir para que as coisas melhorem. Para a Cromossomos representa muito, porque nós estamos no segmento de pessoas com deficiência como paralisia cerebral, autismo, síndrome de Down, entre outras, então é importante que estejamos nestes Conselhos, opinando, cobrando, buscando uma melhor qualidade de vida para as pessoas no que se refere a acessibilidade e garantias. Tudo isto a gente cobra dentro do Conselho e repercute junto ao poder público".

Claudio Rios, supervisor de projetos da APAE de Feira de Santana fala sobre a importância da entidade para promoção de avanços sociais. "Temos sempre as melhores expectativas para atuação junto às unidades sociais e demais organizações representantes da sociedade civil, contribuindo para melhoria em prol da causa das pessoas com deficiência no município. Temos uma cadeira cativa no Conselho e estamos sempre participando, seja como titular ou suplente, das decisões do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência".

Eleitos por segmentos:

Segmento 1: Representante do Clube dos Serviços - Rotary Clube Feira de Santana;

Segmento 2: Organizações Religiosas-Dispensário Santana;

Segmento 3: Representantes dos Deficientes Físicos/Pessoas com deficiência-Reinaldo Ferreira;

Segmento 4: Representante da Pessoa com Síndrome de Down - APAE;

Seguimento 5: Entidades comunitárias - Cromossomos XXI (titular) e Crescer Cidadão (Suplente); 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/