Especialista diz que revisões devem ser periódicas para evitar panes elétricas

GeralFeira de Santana

Especialista diz que revisões devem ser periódicas para evitar panes elétricas

As pessoas devem ter mais atenção à parte elétrica das residências 

Crédito: Mário Sepúlveda/FE

Uma pane na rede elétrica causou um incêndio de grandes proporções em uma casa na Avenida Antônio Carlos Magalhães, no bairro Cidade Nova, em Feira de Santana. O caso aconteceu quinta-feira (25), e apesar do susto por parte dos moradores da residência e vizinhança, ninguém se feriu. O sinistro serve de alerta para que as pessoas tenham mais atenção à parte elétrica das residências para prevenir que incidentes como este aconteçam.

O engenheiro eletricista, Tailan Araujo, explica que a verificação da fiação elétrica de uma residência deve ser feita analisando as condições gerais da instalação elétrica. "Os cabos estão íntegros? Os dispositivos como disjuntores estão em perfeito estado? Observar se quadros/painéis estão inteiros e bem instalados. Verificar se há sinais de ocorrências anteriores (curto-circuito, incêndios), saber o histórico do imóvel e, por fim, se os dimensionamentos estão corretos, se cabos e disjuntores estão dimensionados corretamente para os equipamentos direcionados para aquela instalação", explica.

O especialista esclarece que, em caso de ligar aparelhos eletrônicos sem verificar a voltagem, o risco maior é danificar aparelhos que operem com uma tensão menor e não de incêndio. Entretanto, ele alerta para o risco de esquecer aparelhos elétricos ligados em casa.

"Normalmente os aparelhos tem proteções e sistemas que evitam que aqueçam demais, mesmo que sejam esquecidos ligados. Porém, é necessário atentar para as condições das instalações da casa, porque caso a rede não seja dimensionada para suportar a carga desses aparelhos, há um risco de aquecimento e curto-circuito. Outro fator é a qualidade do próprio aparelho que deve conter proteções contra superaquecimento", afirma.

PREJUÍZOS

Uma pane elétrica deve ter sido a causa do incêndio que atingiu a casa de Nivaldo Mascarenhas. O incidente aconteceu no dia 19 de agosto e destruiu praticamente toda a residência. "Não tinha ninguém em casa, eu tinha saído com minha mulher e meus filhos estavam no colégio". Quando retornamos, por volta de 16 horas, já estava aqui o Corpo de Bombeiros e o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) e com a casa pegando fogo. Não tinha nada aceso e tudo estava desligado. O incêndio foi causado pela instalação elétrica velha, tinha mais de 40 anos. "Outro motivo não tinha para começar a queimar", relata.

"Moramos eu, minha esposa, meus três filhos e um irmão. Os vizinhos que começaram a tentar apagar o fogo e depois acionaram os Bombeiros. Aqui ao lado tem um lava-jato, eles até emprestaram a mangueira para conter as chamas. Sou aposentado e recebo um salário, agora estamos morando na garagem com frutos de doações. Deram uma geladeira usada que já queimou". O aposentado conta que estão precisando muitas coisas, entre utensílios eletrônicos, roupas de cama, comida, material de construção. "O que vier, estamos aceitando".

Denivaldo Lima, filho do aposentado, conta que a família iniciou arrecadação social para tentar recomeçar. Ele disponibiliza o número de uma Chave Pix para aqueles que se solidarizarem com a família, doarem. "Iniciamos uma vaquinha online, mas o mais procurado é o Pix - número de celular: (75) 9.9128-0441, que está em meu nome, Denivaldo Lima de Oliveira". 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/