Estudantes da Uefs realizam campanha financeira para intercâmbio na Europa

Estudantes da Uefs realizam campanha financeira para intercâmbio na Europa

Ambos estudam História e foram contemplados com bolsas para vivenciarem um semestre da graduação no país europeu

Foto: Arquivo Pessoal

Estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Vitória Gonçalves do Nascimento e Uriel dos Reis de Jesus, 23 anos, já estão de malas prontas para um intercâmbio em Portugal, na Europa. Ambos fazem o curso de Licenciatura em História na instituição e foram contemplados com bolsas para vivenciarem um semestre da graduação no país europeu, através do programa AERI (Assessoria Especial de Relações Institucionais).

No entanto, segundo os estudantes, para conseguirem realizar o sonho do intercâmbio, eles promoveram uma vaquinha virtual, a fim de arrecadarem recursos para arcar com os custos da viagem e a estadia durante os seis meses que passarão no exterior.

Em entrevista ao Folha do Estado, Vitória Gonçalves, que reside no bairro Mangabeira, informou que cursa o 6° período e foi aprovada para a Universidade de Coimbra, que fica na cidade de Coimbra, no interior de Portugal. Ela irá viajar em agosto para aprofundar a pesquisa em História Medieval.

"Desde que entrei na Uefs, a Universidade de Coimbra era o meu grande sonho, pela história e tradição. Com o intercâmbio, terei a chance de cursar um semestre completo em uma das melhores e mais tradicionais universidades do mundo", revelou.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

A bolsa oferecida pela Uefs gira em torno de 300 euros mensais e não é suficiente para cobrir todas as despesas básicas, como aluguel, alimentação, transporte e outros gastos extras. Além disso, a universidade também não arca com custos relacionados à passagem e a documentação.

"Os custos principais são passagem, seguro de saúde, taxas de embarque e malas. Desde abril estou trabalhando como garçonete, vendendo doces e fiz uma primeira arrecadação. Com os recursos que consegui levantar, comprei a passagem e arquei com os custos de documentação. Com isso, agora, preciso angariar recursos para me manter em Coimbra durante os 6 meses. Precisarei arrecadar cerca de 200 a 300 euros por mês a mais, algo entre R$ 7.000 a R$ 10.000 para completar moradia, alimentação e transporte, além de emergências", contou a estudante.

Residente em Conceição da Feira, Uriel dos Reis de Jesus também cursa o 6° semestre de História e foi selecionado para a Universidade de Porto, na cidade de Porto.

"Já realizei rifas e estarei realizando um bazar aqui na minha cidade no dia 1º de agosto, para arrecadar fundos. É muito complicado arrecadar tanto dinheiro em tão pouco tempo, e a cada dia surgem mais despesas pré-viagem. As rifas, algumas doações e minhas economias conseguiram quitar algumas grandes despesas como visto, passaporte e outros documentos necessários, passagem aérea, etc. No momento, meu objetivo é arrecadar a soma para me manter no exterior. Embarco dia 06 de setembro e volto no final de fevereiro", informou ao Folha.

Para ajudar os intercambistas feirenses nesta empreitada, a comunidade pode realizar doações através da chave Pix 5639979@vakinha.com.br ou contribuir pelo site do Vakinha: http://vaka.me/5639979?utm_campaign=whatsapp&utm_medium=website&utm_content=5639979&utm_source=social-shares

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 31 Julho 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/