Expositores e trabalhadores avaliam como positivo 1º dia da 46ª Expofeira, em Feira de Santana

Geral46ª Expofeira

Expositores e trabalhadores avaliam como positivo 1º dia da 46ª Expofeira, em Feira de Santana

 Com cerca de 800 animais inscritos este ano, a feira pode chegar a um total de 1.500 animais

Fotos: Mário Sepulveda/ FE

 A 46ª Expofeira teve início neste domingo (7) em Feira de Santana, no Parque João Martins da Silva. O evento agropecuário segue até o dia 14 de setembro, com expectativa de bons negócios para os expositores e recheado de atrações para os visitantes do município e toda a região.


Com cerca de 800 animais inscritos este ano, a feira pode chegar a um total de 1.500 animais, juntando-se aqueles que farão parte dos leilões. Durante a Expofeira, adultos e crianças poderão visitar os estandes e as baias, onde estão expostos cavalos, bois, carneiros e cabras; se divertir no parque de diversões, experimentar comidas típicas no espaço culinário e comprar produtos do artesanato regional, dentre diversas atrações da feira.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

O expositor Clebson Santa Clara trouxe como atração para a Expofeira este ano o Boi Brilhoso. Segundo ele, o animal foi treinado para manter contato com o público e fazer montarias.

"Ele é super educado, domado para cavalgada, bem tranquilo. O animal chegou no último sábado. A gente vem preparando ele há muito tempo, não estranha, e qualquer pessoa pode encostar. Mas ficamos sempre ligados, observando tudo de perto para o público não machucar também o Boi Brilhoso. Para montar custa apenas R$ 10", informou Clebson.

Além de atrações para os visitantes, a Expofeira também terá uma programação voltada para criadores de animais.
Fotos: Mário Sepulveda/ FE

A coordenadora do programa de sanidade das abelhas da Adab, Luciana Ávila, destacou que o estante do órgão estadual irá fornecer em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), um curto técnico para apicultores da região.

"Aqui a gente integra o programa de sanidade das abelhas, ou seja, a saúde delas, e vamos promover um curso, em parceria com a Senar, para capacitar pessoas na área do cuidado e vigilância. Este corpo técnico capacitado, de quatro diferentes territórios do estado, poderá fazer atendimentos quando há notificação e cuidados da saúde da abelha no estado. A região de Feira tem muitos apicultores cadastrados e tem muitas ocorrências, e é um momento que a gente aproveita para discutir ações, padronizar e nivelar conhecimento", explica.

Paulo Santana, veterinário da Adab, também destacou a importância da vigilância do órgão durante a Expofeira para garantir a segurança dos animais, expositores e visitantes.

"Este ano tivemos o cuidado e juntamente com a prefeitura fizemos uma parceria com uma empresa feirense, aonde idealizamos um novo modelo de curral para proteção dos animais, garantindo a segurança dos visitantes e animais. Com relação à exigência sanitária, todos os animais têm que passar pela equipe médica da Adab, para que o criador traga os animais e não tenham nenhum problema sanitário."

Fotos: Mário Sepulveda/ FE

Segundo o veterinário da Adab, a avaliação do primeiro dia foi muito positiva.

"Temos ainda uma semana pela frente. A Bahia hoje tem a certificação de zona livre da febre aftosa, devido a um trabalho árduo de muitos anos. E hoje não temos a cobertura vacinal para que se evite a propagação, então a vigilância da Adab nos eventos agropecuários se faz importante, pois vêm animais de diversos estados e ficam aglomerados. Então o cuidado do departamento de defesa é fundamental para que tudo transcorra dentro da maior segurança para a sanidade da Bahia."

O criador de bois da raça Nelore e expositor Miguel Pinto também se mostra otimista em relação ao evento e aos leilões.

O objetivo principal da raça Nelore é transmitir a genética que é muito forte no Brasil todo. O nosso leilão será na sexta-feira, do Nelore Jacurici. E até lá esperamos que apareçam outros animais. E tudo isso traz mecanismos para a gente melhorar a qualidade dos animais que cada dia estão mais fortes. Mas sempre vai precisar ser melhorado. A genética é uma coisa importante por isso, porque ela não estabiliza em nenhum momento. Ela vai procurando cada dia mais melhorar, dar animais mais velocidade, fertilidade, precocidade. Isso tudo só se dá através do trabalho e é feito do gado puro, de origem, em todas as raças", explicou o criador, que já atua com gado Nelore há mais de 20 anos.  

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 09 Setembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/