Feira de economia popular solidária reúne produtoras em Feira de Santana

Geral Março Mulher

Feira de economia popular solidária reúne produtoras em Feira de Santana

Evento realizado pela Cáritas Brasileira e MOC ocorrerá na Praça Bernardino Bahia

Crédito: Acervo MOC

Neste mês de março, marcado por atividades em homenagem às mulheres, Feira de Santana sediará a IV Feira de Economia Popular Solidária: Saberes e Sabores. A iniciativa é da Cáritas Nordeste 3 junto com o Movimento de Organização Comunitária (MOC) e ocorrerá entre os dias 14 e 16 agregando uma programação com comercialização de produtos feitos por grupos socioprodutivos majoritariamente femininos, música, apresentações culturais e serviços para as mulheres.

A feira funcionará das 8 às 18h nos dois primeiros dias e no dia 16 de março, das 8 às 13h, com a exposição e comercialização de itens produzidos por mais de 50 empreendimentos acompanhados pela Rede Balaio de Solidariedade – rede agroecológica criada pela Cáritas Nordeste 3 em 2019 –, MOC e Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sisal e Portal do Sertão, além da tenda de práticas integrativas com atividades de autocuidado.

Mais de 90% dos grupos que atuam na economia popular solidária têm como protagonistas em sua composição as mulheres que buscam nessa outra forma de economia a geração de renda e emancipação de suas vidas e famílias. São mulheres que atuam na produção de artesanatos, alimentos e itens diversos feitos de forma coletiva numa perspectiva envolta pelo cooperativismo, autogestão, solidariedade, sustentabilidade e preço justo.

Crédito: Divulgação

Atrações culturais

O público participante poderá desfrutar de shows e apresentações culturais já confirmadas como o grupo Neojibá, o cantor Izael Sertão e um recital conduzido pela poetisa Luma Luz, além de outros nomes que devem ser divulgados até a realização do evento.

Apoio

A feira conta com apoio das instituições: Misereor, Cáritas Alemã, Cooperação Alemã, Governo do Estado da Bahia – por meio da secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte; de Políticas para as Mulheres; e de Justiçae Direitos Humanos –, Associação Central de Cidadania, Cesol Portal do Sertão, Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia (Adesba), Cooperativa de Consultoria, Pesquisa e Serviços de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável (Coopeser), Voluntárias Sociais da Bahia, Fórum Baiano de Economia Solidária, Rede de produtoras da Bahia, Prefeitura de Feira de Santana e Centro de Apoio aos Trabalhadores Rurais da Região de Feira de Santana (Catrufs). 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/