Feira de Santana celebra 191 anos com exposições e resgate histórico no Parque do Saber

GeralAniversário de Feira

Feira de Santana celebra 191 anos com exposições e resgate histórico no Parque do Saber

 O evento contou também com a participação de alunos de escolas municipais.

Foto: Izinaldo Barreto
Feira de Santana Notícias 24h - Foi realizada nesta terça-feira (17), no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, uma série de exposições em homenagem ao aniversário de 191 anos de Feira de Santana. Entre elas "Os Primórdios de Feira de Santana", com Eduardo Kruschewsky, presidente da Academia Feirense de Letras, além da apresentação do SARAH – Poesias Vivas e a exposição de poemas "Poetas Cantam a sua Terra".

Segundo Antônio Carlos Coelho, presidente da Fundação Egberto Tavares Costa (FUNTITEC), é importante destacar a história de Feira de Santana. "Deixar viva na lembrança dos feirenses o cuidado que esta Fundação tem com as datas cívicas de nosso município, especialmente esta, que marca o aniversário da Princesa do Sertão", afirma.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Um dos expositores, Eduardo Kruschewsky, também comentou sobre a origem de Feira de Santana, abordando momentos históricos como o Tratado de Tordesilhas, que antecedem o surgimento da cidade.

Houve também declamações de poesias na exposição e apresentação do SARAH – Poesias Vivas, com poemas dedicados a Feira de Santana.

Diversos poetas participaram e tiveram suas vozes ouvidas e referenciadas, entre eles: Karmen Pires, Maria do Resgate, Valdemar Silva, Maria Gorette, Raymundo Luiz, Djalma Dilton Vieira, Linda Evelyn, Carla de Jesus, Mano Gavazza, Lélia Vitor Fernandes de Oliveira, Carlos Eduardo de Oliveira Andrade, Carlos Magno Vitor da Silva, Maria José Negrão, Irlana Jane Menas, Eurico Alves Boaventura (in memoriam), Maria Betânia Knoedt Almeida, Antônio Alves Lopes, Antônio Moreira Ferreira, Florísia Arlete Morais, Leonídio Joaquim Rocha, e Godofredo Rebello de Figueredo Filho (in memoriam).

O evento contou também com a participação de alunos das escolas municipais João Durval Carneiro e Otávio Mansur. Elaine Gomes, diretora da Escola Municipal Otávio Mansur, destacou a importância de ensinar a história da cidade aos jovens.

"A gente geralmente se apropria de outras culturas, conhece a geografia de outros lugares, mas não sabemos da nossa própria história. Se perguntar a alguns estudantes quantos distritos há em Feira de Santana, muitos não sabem. E a história de Feira é algo que precisamos valorizar. Eventos como este são essenciais para isso", observou.

Para Celiah Zaiin, intérprete do Hino de Feira, o evento carrega uma importância inestimável. "É uma celebração dos 191 anos de Feira de Santana, destacando a importância da cidade na história e na cultura. Reunimos várias academias que trabalham para preservar nossa memória e legado. Feira deu ao mundo figuras históricas como Maria Quitéria, a primeira mulher a lutar pela independência do Brasil, reconhecida por sua bravura e habilidade em três frentes de guerra. Hoje, nosso papel é manter viva essa história e refletir sobre como podemos continuar honrando o passado da nossa cidade", disse. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 13 Outubro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/