Feira de Santana deve ganhar mais 15 quilômetros de novas ciclovias

GeralMais espaço

Feira de Santana deve ganhar mais 15 quilômetros de novas ciclovias

O município possui 10 quilômetros de ciclovias 

Crédito: Wevilly Monteiro/Secom/PMFS
Com aproximadamente 50 mil pessoas utilizando bicicletas em Feira de Santana, como meio de transporte, seja para o trabalho ou lazer, ainda é pequena a quantidade de ciclovias na cidade e os ciclistas acabam dividindo o espaço nas avenidas e ruas com carros, motos e pedestres sufocando o trânsito na cidade. De acordo com dados oficiais da Secretaria de Planejamento de Feira de Santana, o município possui 10 quilômetros de ciclovias construídos e com projetos e licitações em andamento no futuro outros 15 quilômetros serão construídos. Ainda sim o número está longe dos apresentados em cidades como Vitória da Conquista, com pouco mais da metade da população de Feira e Itabuna com menos da metade da população feirense e Aracaju/SE, cidade do mesmo tamanho, mas que possui um número muito superior de ciclovias.

Na matéria veiculada na quarta-feira (13), no FOLHA DO ESTADO, dados trazidos pelo professor Eli Matos, que é organizador de eventos ciclísticos na cidade como a Volta de Capanema e além disso participa do Grupo de Trabalho do Esporte, na Secretaria de Cultura Esporte e Lazer e da ACB - Associação Conexão Bike de Feira de Santana, demonstram que a malha ciclística em Feira de Santana é pequena tendo aproximadamente 30 quilômetros e Aracaju teria 100 quilômetros. Foi um equívoco. Dados oficiais passados pelo secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, demonstram que Feira de Santana tem 10 quilômetros de ciclovia construídos e dados colhidos pelo jornal junto às prefeituras apontam que Vitória da Conquista tem 25 quilômetros, Itabuna tem 18km e Aracaju tem 70 quilômetros de ciclovias construídos.

Sendo uma das plataformas de todos os candidatos à prefeito em Feira de Santana, no ano passado, a questão das ciclovias na cidade sempre caminhou a passos lentos, mas agora existe uma perspectiva de mudança, uma vez que mais 15 quilômetros de ciclovia estão prospectados para o futuro, como afirma o secretário Carlos Brito. "Temos projetos em fase de conclusão para serem licitados, outros em via de lançar a licitação, que contemplam áreas como a Avenida Nóide Cerqueira com 8km, temos mais 3,5km na Fraga Maia, 2 da Ayrton Senna, temos em pauta a recuperação da ciclovia da Presidente Dutra e na Senhor dos Passos já existe uma pista exclusiva para bicicletas", informa.

MARIA QUITÉRIA

Um dos projetos mais aguardados é a construção da ciclovia que liga a Avenida Maria Quitéria à Avenida de Contorno, que quando concluído o ciclista poderá ir do centro para a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). "Ele sai ali do Feira Palace, sobe a avenida atravessa o Anel de Contorno, segue pela Fraga Maia, entra pelo Papagaio e chega a UEFS. É uma obra grande e que vai realmente criar uma perspectiva excelente de termos uma malha interessante e que vai trazer novas perspectivas para os ciclistas, que fazem uma prática boa em todos os sentidos, sem falar que é um meio de transporte barato e não poluente", declarou Carlos Brito. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/