Feiraguay registra alta movimentação nas vendas de fim de ano

GeralFeira de Santana

Feiraguay registra alta movimentação nas vendas de fim de ano

Na época de natal, o movimento do Feiraguay cresce 

Crédito: Mário Sepúlveda/FE
Situado na praça Presidente Médici, em Feira de Santana, está o maior polo de comércio informal de toda a região Norte e Nordeste do país, o Feiraguay. Roupas, calçados, eletrônicos, acessórios, brinquedos e diversos outros tipos de produtos podem ser encontrados no local, que de tão grande a circulação, acabou sendo considerado um polo turístico. E na época de natal, o movimento do Feiraguay cresce, atraindo clientes de todas as localidades da região.

O entreposto tem tantas opções que acabam atraindo pesssoas da capital do Estado, como foi o caso de Everton Silva, que veio em busca de variedade e logicamente dos preços mais baixos. "Eu venho de Salvador só para comprar aqui, é inquestionável que o preço é o mais em conta entre a região metropolitana e o interior do Estado, e os produtos são de qualidade", disse.

O Feiraguay ganha este nome pela junção do nome Feira [de Santana] com o Paraguai, o país vizinho que exportava os produtos vendidos no centro comercial, caracterizando assim os preços mais em conta, contudo, agora o Paraguai já não é mais o único polo de distribuição e o preço se mantém em conta, mas, não é a única característica que atrai os clientes.

Gal Santos também estava na correria para comprar as roupas do final de ano, e ela afirma que o preço não é tudo o que importa na hora da compra. "Eu acho sim o preço mais em conta, mas o atendimento também é muito melhor que aí fora, tem muito mais variedades e a qualidade é ótima", comentou.

O comerciante Diogo dos Santos, da loja Fluxo das Marcas, não pôde nem parar para conversar direito com a reportagem, tamanho era o movimento no seu estabelecimento. Com a loja cheia ele afirmou apenas que "as vendas estão boas e está dando para pagar as dívidas, vem muita gente de fora, e isso leva o nome da nossa loja e do Feiraguay para fora também". A comerciante Valdirene Nascimento, da loja Ana Confecções ressalta a satisfação dos clientes. "A gente chama o cliente pelo preço bom, mas vejo em todos aqui a necessidade em fazer o cliente sair satisfeito", informou.
É comum os feirenses afirmarem que tudo se acha no Feiraguay, e de fato, a variedade é grande no local. "Venho com muita frequência aqui, porque a variedade é maior, tudo que você pensar, tem aqui, de roupas a eletrônicos. Não troco o Feiraguay pelo comércio de jeito nenhum", disse Pietre Vieira, que estava numa loja de eletrônicos realizando suas compras.

Para Vanessa Almeida, o local chama atenção também por questões como acessibilidade, e dá dicas para quem deseja comprar. "É um dos maiores e mais organizados Shoppings no estilo, já é um ponto turístico de Feira, quem passar por lá, deve sair busca de uma boa oportunidade de compra. É um espaço com uma grande variedade de produtos e preços acessíveis, quase tudo que se imaginar vende lá, tanto que chamam de '25 de Março da Bahia'. É importante ter atenção com os prazos de garantia e trocas, sempre perguntem. O local tem acesso com rampas para cadeirantes, e tem um estacionamento privativo no fundo do shopping para quem desejar".

AVALIAÇÃO

Waldick Santos Sobral, é o presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes do Feiraguay (AVAMFS) e comemora as boas vendas na época mais forte do ano para o entreposto. "O movimento de final de ano é sempre bom, todo o comércio tem uma alavancada grande nas vendas por conta do período de festas, confraternizações as compras aumentam", disse.

De acordo com Sobral, gente de toda região nordeste visita o local frequentemente. "Eu costumo dizer que Feira é um dos grande polos comerciais de menores preços que já existiu na região nordeste, o Feiraguay tem uma grande variedade em um só lugar e isso atrai o público de fora de Feira e até das capitais, gente de todas as regiões e localidades", contou.

E para quem pensa que o Feiraguay concorre com o comércio do centro de Feira, se engana, na verdade, quando visto como ponto turístico da Cidade, ele atrai compradores para lojas em todo perímetro. "A gente não concorre, mas sim, agregamos para as lojas ao nosso redor, tem inclusive lojas que vieram para o lado de cá por isso, somos um atrativo para nossa cidade", concluiu.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 03 Mai 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/