Fonte histórica no bairro Queimadinha será requalificada

GeralFeira de Santana

Fonte histórica no bairro Queimadinha será requalificada

Conhecida como Fonte do Buraco Doce, local virou prioridade 

Crédito: Lila Oliveira

Com importante valor histórico a Fonte Buraco Doce, localizada no bairro da Queimadinha, em Feira de Santana, será revitalizada. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMMAM). Os serviços serão executados através de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

Segundo o diretor de Educação Ambiental da Prefeitura, João Dias, a nascente está localizada em um local com lençol freático bem aflorado e faz parte da história de Feira de Santana. "A Buraco Doce existe mesmo antes de existir a cidade. O pessoal aqui da comunidade, principalmente os mais carentes, fazem uso da água para beber, cozinhar e tomar banho... Tem mulheres que vivem da lavar roupa para fora e precisam da água da fonte para isso. Por isso o município irá requalificar a fonte, não apenas recuperar, mas requalificar", explica.

O educador ressalta que a SEMMAM irá analisar, a cada seis meses, os parâmetros físicos, químicos e biológicos da água da fonte para que os moradores locais possam utilizá-la de forma segura.

Antônio Carlos Coelho, Secretário do Meio Ambiente, conta que como a situação da fonte virou prioridade desde que assumiu a secretaria. "Nós assumimos a secretaria há 90 dias e fui convidado para conhecer o grave problema do desabamento da fonte que trouxe muitos transtornos a população. Foi então que, através da Secretaria de desenvolvimento, soube que uma empresa assinou termo de ajuste de conduta (TAC) com a prefeitura, para toda parte de engenharia da Fonte do Buraco Doce".

O Secretário explica ainda que, antes de iniciar a obra de requalificação, será preciso um processo para drenar as águas pluviais. "Recebi esse projeto de drenagem semana passada e o prefeito determinou que trouxéssemos o projeto ao povo para que eles saibam de todo processo. Após licitação a drenagem começará e logo após a empresa começa a obra de engenharia".

Leo Alves, 33 anos, e que mora na comunidade há mais de 30 anos, conta que os moradores haviam solicitado a obra de recuperação da nascente por meio de um abaixo-assinado. "A gente solicitou, fez o abaixo-assinado pedindo melhorias porque eram muitos os transtornos. Tinham ratos, baratas, mosquitos. Muito ruim".

Ele reforça a importância da fonte para todos que habitam a vizinhança. "Estamos na expectativa de melhorias. Muitas crianças brincavam aqui, outras famílias tiram sua renda, tem também um valor emocional porque crescemos aqui", defende.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/