Fundação Egberto Costa completa 20 anos de existência e busca ampliar internet gratuita em Feira
Presidente declarou que a Fundação espera captar novos recursos para modernizar ainda mais o planetário.
A Fundação Municipal Egberto Costa (Funtitec), em Feira de Santana, completa nesta segunda-feira (7) 20 anos de atividade, com foco atual na tecnologia e inovação. No local foi instalado, há 17 anos, no Museu Parque do Saber, o primeiro planetário da América Latina, que já contou com mais de 600 mil visitas, principalmente da classe estudantil.
Em entrevista ao Folha do Estado, o diretor da entidade, Antônio Daltro Coelho, destacou que a Fundação atualmente está focada em garantir o sinal de internet por meio de fibra ótica aos equipamentos públicos municipais, mas também de restaurar o sinal do Feira Digital, com internet gratuita, para os moradores da sede e dos distritos."A Fundação administra uma rede de 240 km de fibra ótica, fornecendo o link de internet para todas as secretarias da Prefeitura, seus departamentos, as escolas municipais, e essa rede irá nos permitir oferecer também à zona rural o sinal de internet gratuita, pois o homem do campo não possui a telefonia móvel. O sinal de telefonia não chega à zona rural. Chegava através de rádios instalados pela Fundação, mas por falta de manutenção na gestão anterior, foram 150 rádios queimados. Um prejuízo em torno de 1 milhão de reais. Por determinação do prefeito José Ronaldo, nós já estamos adquirindo alguns rádios para restabelecer o serviço do Feira Digital na zona rural", afirmou Coelho.
Ele declarou ainda que a Fundação espera captar novos recursos para modernizar ainda mais o planetário.
"Temos uma estimativa de captação de recursos, inclusive há uma providência que o prefeito José Ronaldo está tomando para modernizar o planetário do Museu, que pode chegar à ordem de R$ 40 milhões. O planetário nestes últimos 4 anos ficou sem uma empresa para dar manutenção, e perdemos alguns dos instrumentos importantes, mas está atendendo à classe estudantil e a comunidade aos finais de semana, através das sessões. Porém está precisando de uma boa repaginada."
Segundo o prefeito José Ronaldo, a expectativa é que novos projetos sejam realizados através da Funtitec, em Feira de Santana, com a ampliação do planetário. "Estamos estudando algo que a gente possa ampliar mais ainda aqui esse espaço da Fundação Egberto Costa. Vamos conseguir e lutando para que a gente faça algo mais novo, algo mais moderno, podendo ampliar esse espaço", resumiu.
A Fundação Egberto Costa originalmente era responsável também pela gestão de projetos e equipamentos culturais em Feira de Santana, como o Teatro Margarida Ribeiro, o Centro de Cultura Maestro Miro, o Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira, o Casarão Olhos d'Água e as bibliotecas municipais da sede e distritos. No entanto, na gestão do prefeito Colbert Martins, um projeto de Lei enviado à Câmara e aprovado pelos vereadores, reformulou o propósito da entidade, transformando-a apenas em Fundação Tecnológica.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.