Informatização da Atenção Básica está quase concluída, diz secretária de Saúde

GeralFeira de Santana

Informatização da Atenção Básica está quase concluída, diz secretária de Saúde

Este trabalho foi iniciado no mês de janeiro 

Crédito: Mário Sepúlveda/FE
O processo de informatização de todo o setor de Atenção Básica de Saúde em Feira de Santana está praticamente concluído. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Cristiane Sousa mais de 90% das unidades de saúde do município já foram informatizadas e uma das suas metas principais é que o processo seja concluído o mais breve possível.

Este trabalho foi iniciado no mês de janeiro, quando Cristiane Sousa assumiu a pasta, e o objetivo é organizar toda a parte cadastral da população junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) para os atendimentos nas unidades de saúde seja agilizados e as longas filas de espera possam ser reduzidas de maneira drástica. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, mais de 540 mil feirenses estão cadastrados no Sistema Único de Saúde.

A secretária tem como desafio concluir a informatização da rede de Atenção Básica. "Recentemente recebemos novos computadores modernos que vão agilizar o fornecimento de dados e aumentar os indicadores, além da implantação da telemedicina. Com a informatização, teremos um atendimento mais ágil e satisfatório, reduzindo a fila de espera", destacou. "Já estamos com 90% das unidades de saúde informatizadas e isso é um avanço na tecnologia e nos atendimentos. Estamos avaliando e pesquisando para trazer a telemedicina para o município, o que será muito bom, não só pela otimização do processo, como também dos atendimentos do médico para com o paciente", complementou Cristiane Sousa.

DEMANDAS

A frente da Secretaria de Saúde há 6 meses, Cristiane Sousa, reconhece que existem muitos desafios ainda a serem superados e ajuste com prestadores de serviços é uma das demandas que precisam de maior atenção neste momento por conta das constantes reclamações em relação ao cumprimento das obrigações das empresas com seus respectivos colaboradores. "Referente ao atraso dos médicos, por exemplo, estamos sempre cobrando as empresas, pois o município faz o repasse então estas devem ter a responsabilidade de pagar aos terceirizados. Quando não ocorre, nós notificamos a empresa a princípio e podemos até fazer abertura de processos administrativos. Medidas que nós já estamos tomando. Eu tenho regularmente visitado essas unidades, independente de chegar denúncia ou não. Fizemos um levantamento de 20 unidades, as quais precisam de melhor atenção, desde a infraestrutura do local a outras demandas", afirma.

Outra situação que preocupa é o aumento de casos de Dengue na cidade. "A Dengue especificamente já é abordada pelo Ministério da Saúde que, a cada 4 anos, infelizmente, temos surtos endêmicos no caso da Dengue. É preocupante sim, é a nível nacional e aqui em Feira já estamos bem antenados para isso. Estamos fazendo uma campanha de divulgação pedindo ajuda a população, porque a gente sabe que também depende dela para evitar o aumento dos casos. Pequenos gestos contribuem, de não acumular água em plantas, pneus e afins, estamos com esta campanha. Foram distribuídas quase 20 mil capas de tanques e incentivando a população a conscientização", observa a secretária.

OUTRAS METAS

Cristiane Sousa diz ainda que tem novas ações que já começaram a ser implantadas a partir de agora e que avaliam a possibilidade de implantar telemedicina no município. "Estamos intensificando a parte de toda vacinação, estimulando a população com campanhas. Além das nossas 103 unidades disponíveis, temos posicionado o que chamamos de drives (equipes em determinados pontos estratégicos) como por exemplo no Mercado de Arte, no Estacionamento da Prefeitura, uma campanha maravilhosa no Shopping Boulevard que foi um sucesso. Outras ações que estão em nosso planejamento também, vamos ter a semana dos acamados, onde nossa equipe a residência desse paciente proporcionar atendimento a ele", informou. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/