Instituto promove V Feira Solidarizar no bairro Jardim Acácia com produtos variados
Na feira serão encontrados mais de 200 produtos feitos à mão pelas mulheres empreendedoras que frequentam os cursos ofertados gratuitamente pelo ISAS
Teve início nesta quarta-feira (7) e segue até esta quinta (8), das 9h às 17h, a V Feira Solidarizar: Da Ideia à Ação, em Feira de Santana. A ação é promovida pelo Instituto de Saúde e Ação Social (ISAS), na sede da entidade, localizada na Rua Antenor Moreira Pinho, nº 75, bairro Jardim Acácia.
Na feira serão encontrados mais de 200 produtos feitos à mão pelas mulheres empreendedoras que frequentam os cursos ofertados gratuitamente pelo ISAS, como peças feitas de crochê, macramê, ponto de cruz, entre outros tipos de materiais, além de produtos feitos com resina, itens de perfumaria e lembrancinhas para os dias das mães.
Em entrevista ao Folha do Estado, a coordenadora e Assistente Social dos ISAS, Lúcia Figueiredo, destacou que a feira é o resultado das ações realizadas no local durante todo o ano, com o objetivo de gerar renda para as mulheres.
"O ISAS promove cursos de macramê, crochê, bordado, reaproveitamento de retalhos, ponto de cruz, violão, e este ano implementamos os cursos de manicure e design de sobrancelhas também, com o objetivo de gerar renda para as mulheres. Algumas idosas também vêm para poder preencher o tempo, conhecer outras pessoas, e tem aquelas que vêm para conseguir gerar renda. Então, realizamos uma feira todo mês de maio e no mês de dezembro, e a renda é 100% de cada mulher que vendeu."
No total, são ofertados 13 cursos, frequentados por 326 pessoas, algumas que se deslocam de outras cidades, a exemplo de Analice Santos, que também está comercializando produtos na feira. Ela reside em Tanquinho e comparece ao ISAS uma vez por semana para aprender técnicas de artesanato.
"Aqui aprendi bordados, crochê, macramê e dá para ganhar dinheiro e completar a aposentadoria. Próximo semestre vou aprender a fazer o trabalho de resina", afirmou.
A empreendedora Renilda dos Anjos também estava muito feliz em poder mostrar o resultado do seu trabalho e gerar renda para si.
"É maravilhoso o trabalho aqui do ISAS, e é muito bom poder passar adiante as coisas que a gente aprende aqui. A gente vende e gera uma renda maravilhosa. Aqui aprendi corte e costura, perfumaria e artesanato. Produzo sacolas sustentáveis tipo ecobag, panos de prato, lembrancinhas para o Dia das Mães e bolsas de macramê."
Projeto 'Lá no Quintal Tem'
Outro projeto que o ISAS desenvolve é o 'Lá no Quintal Tem', que beneficia a comunidade local por meio do cultivo de alfaces hidropônicas e produção de ovos.
"A nossa produção é doada para a escolas municipais do Jardim Acácia, mas também para escolas no Feira VII, Bonfim de Feira. E o ISAS dá o suporte, e as escolas terão também um mini quintal", observou a coordenadora Lúcia Figueiredo.
Além da produção própria, o ISAS também oferece com o suporte de dois agrônomos a capacitação para que outras famílias também transformem os seus espaços em quintais produtivos.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.