Jaguara e Bonfim são primeiros distritos terem residências reformadas

GeralFeira de Santana

Jaguara e Bonfim são primeiros distritos terem residências reformadas

Plano prevê restauração de 200 residências na zona rural 

Crédito: Divulgação
Moradores dos distritos de Jaguara e Bonfim de Feira serão os primeiros contemplados com reformas nas residências, contemplando assim um plano da Prefeitura Municipal que prevê a restauração de 200 residências na zona rural. A Secretaria de Desenvolvimento Social realizou um levantamento da situação dos imóveis e já encaminhou para as execuções das demais secretarias envolvidas no mutirão que realiza este projeto.

O secretário de Desenvolvimento Social, Antônio Carlos Borges Junior, disse que foi realizado um levantamento especifico da situação destas famílias. "Fizemos uma análise social através da equipe da Secretaria de Planejamento (SEPLAN), nas casas dos distritos. Estamos hoje já com 90 casas aptas para reforma. Encaminhamos esses relatórios para a Superintendência de Obra e Manutenção (SOMA), onde tem o contrato licitado com a empresa. Tudo isso já foi homologado e estamos aguardando a ordem do serviço", explica.

Segundo o secretário, a maioria das casas selecionadas não tinham banheiros ou tinha algum problema grave de higiene sanitária. "Utilizamos isso como um dos critérios para reforma, pois a higiene também é prevenção de saúde e exercício de cidadania para essas famílias. Iniciaremos por Jaguara e Bonfim de Feira, com 30 casas naquela região. São áreas um pouco mais afastadas das comunidades, dispersas desses distritos, mas que precisam desse suporte da prefeitura municipal", defende Borges.

A Secretaria diz que já na primeira etapa, serão cerca de 100 residências reformadas. "Vamos analisar a velocidade dessa empresa, como se comporta... Tem também o distrito de São José, o de Tiquaruçu, vamos pegar essa região de Jaguara e Bonfim de Feira, que é um trajeto único, em função da logística e para equacionar o tempo".

O gestor diz que a equipe vai trabalhar dentro do Cronograma de execução, e, de acordo com o desempenho da empresa executora, dará seguimento ou não. "Dependendo da SOMA. Nossa parte foi o levantamento socioassistencial de cada família, as condições que estavam vivendo, se tinham o NIS, o Cadastro Único... Dentro do laudo técnico do perfil da própria família, juntamente a Secretaria de Planejamento (SEPLAN) e agora estamos aguardando a ordem de Serviço". 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/