Lagoas de Feira passam por análise preliminar de qualidade da água

GeralSaiba Mais!

Lagoas de Feira passam por análise preliminar de qualidade da água

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM) 

Foto: Jorge Magalhães/PMFS
As lagoas do Prato Raso, Grande, Subaé e Salgada passaram por uma análise preliminar de qualidade da água, onde os parâmetros físico, químico e microbiológico foram observados. Em março, amostras de água das lagoas foram coletadas e enviadas para um laboratório especializado. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM)

Segundo o relatório, todas as lagoas analisadas foram classificadas como águas doces de classe 03. De acordo com o artigo 16°, da resolução 357/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), a água destas lagoas podem ser destinadas para diversas finalidades, como irrigação e pesca amadora.

Ainda segundo o relatório, um nível significativo de poluição orgânica foi encontrado nas Lagoas Prato Raso, Grande e Subaé. Já a concentração excessiva de fósforo nas lagoas é preocupante porque excede o limite que é permitido pela resolução do CONAMA - significa que pode existir a presença de despejo de dejeto sanitário nesses locais.

Na amostra coletada, a Lagoa do Subaé apresentou um alto índice de coliformes termotolerantes, sugerindo uma contaminação fecal que pode comprometer a utilização da água para outros fins. Das lagoas, a do Prato Raso foi a que apresentou o menor índice de coliformes termotolerantes.

A análise realizada nas lagoas não é definitiva, sendo necessárias outras amostras para um resultado mais abrangente.

O secretário de Meio Ambiente, Antônio Carlos Coelho, destaca a importância da iniciativa, especialmente que a população feirense tenha conhecimento do nível de qualidade das águas dos mananciais existentes no município.

"Diante dos resultados já obtidos, medidas de controle para mitigar a poluição das águas, incluindo ações para reduzir a carga de poluentes devem ser implementadas", observa.

Por: PMFS

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 14 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/