​Mais de 60 mil pessoas devem deixar Feira de Santana durante festejos juninos

GeralTransportes

​Mais de 60 mil pessoas devem deixar Feira de Santana durante festejos juninos

Segundo Agerba, sistema está mais preparado para atender a população 

Crédito: Folha do Estado

O período do São João é uma das temporadas do ano com maior movimentação de pessoas entre os municípios do ano, no estado da Bahia, ficando atrás somente das festas do final do ano. Já sabendo desse aumento na procura por transporte para viagens intermunicipais, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), preparou um grande esquema para disponibilizar um número suficiente de ônibus para suprir esse aumento na demanda.

Como historicamente existe uma demanda significativa nesta época do ano, o coordenador da Agerba em Feira de Santana, Paulo Andrade, afirma que o sistema está mais do que preparado para atender à população.

"Desde o início do mês a Agerba já vem autorizando as empresas do sistema a reforçarem suas frotas com veículos locados ou até mesmo que sejam utilizados em outras unidades da federação, pois temos empresas aqui em nosso sistema que operam na Bahia e também em outros estados do país onde o São João não é tão forte, então também foi autorizado que as empresas trouxessem esses veículos para aumentar as frotas daqui do nosso estado no sentido de garantir esse reforço e atender da melhor maneira possível essa demanda, que sabemos que aumentará significativamente", diz o coordenador.

Ele confirma que haverá, sim, horários extras, tanto com veículos que saiam de Salvador e passem por Feira de Santana, assim como o cidadão poderá contar com vários carros adicionais, também com horários extras e que sairão de Feira, sempre de acordo com a demanda. "Geralmente, a principais cidades, aquelas que mais procuradas nessa época do ano, São aquelas que já possuem, tradicionalmente, grandes festas de São João, como Amargosa, Senhor do Bonfim, Cruz das Almas, Jequié, Piritiba, Santo Antônio de Jesus, Ibicuí, dentre muitas outras. Entretanto, é importante lembrar que passamos dois anos sem grandes festas de São João por conta da pandemia do novo coronavírus. Em função disso, diversas outras cidades têm se empenhado em realizar eventos maiores do que os que tradicionalmente faziam historicamente, então esse ano a expectativa é que haja uma maior e mais uniforme distribuição de pessoas entre os municípios da Bahia e isso certamente vai se manifestar em uma maior procura por destinos que, antigamente, não eram tão procurados", diz Paulo Andrade.

Ele afirma que a agência se preparou para também suprir, da melhor maneira possível, o aumento na procura por viagens para os distritos de feiras e cidades do entrono. "Esperamos uma grande movimentação e um crescimento significativo na procura por viagens para as regiões e cidades do entorno de Feira de Santana, que este ano também realizarão grandes festas de São João em relação às que realizavam tradicionalmente antes da pandemia, como São Gonçalo, Conceição do Jacuípe e Santo Estêvão, que estão prometendo festas de São João muito animadas e certamente terão uma procura maior que nos anos anteriores", finaliza o coordenador.

Os destinos mais procurados são:

Lençóis, Andaraí, Itaberaba e Mucugê, na Chapada Diamantina;

Recôncavo: Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Castro Alves, Cachoeira e São Felipe;

Norte da Bahia: Jacobina, Irecê, Santo Estêvão e Senhor do Bonfim, Barra da Estiva;

Nordeste da Bahia: Ribeira do Pombal, Tucano, Serrinha, Alagoinha e Euclides da Cunha;

Centro sul da Bahia: Vitória da Conquista, Jequié, Macaúbas e Jaguaquara.

Para atender a demanda foi disponibilizada um acréscimo na frota em torno de 25%.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/