Mais de mil doses contra a gripe foram aplicadas em Feira de Santana
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, destacou que 26 pontos de vacinação foram escolhidos de maneira estratégica
Em Feira de Santana, o Dia D de vacinação contra a gripe, realizado nesse último sábado (10), terminou com saldo positivo. Somente contra a influenza, foram 1.109 doses aplicadas. O balanço é da Secretaria Municipal de Saúde.
Entre os que garantiram a proteção está o servidor público Antônio Carlos Rezende. Ele aproveitou o momento para reforçar a importância da prevenção. "A vacina é necessária para evitar doenças. Todo cidadão deveria ter essa consciência. Confiem na vacina", afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, destacou que 26 pontos de vacinação foram escolhidos de maneira estratégica para facilitar o acesso da comunidade. Além de contemplar todos os distritos e alguns bairros na sede, a mobilização também teve um shopping como ponto para aplicação das doses contra a gripe e outras doenças.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
"Em 2024, quase 200 pessoas morreram por infecções virais respiratórias em Feira de Santana. A imunização é gratuita pelo SUS e ajuda a evitar internações e mortes. A vacina salva vidas", pontuou Rodrigo Matos.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Verena Liberal, a aplicação das doses segue disponível em todas as salas de vacina do município.
"Antes da Micareta, também promovemos um dia D para facilitar o acesso de quem iria trabalhar ou curtir a festa e era integrante dos grupos prioritários. Nesse sábado, seguimos a mobilização nacional e tivemos um saldo bastante positivo. Quem ainda não se imunizou pode procurar a unidade mais próxima. A equipe está pronta para atender", frisou.
Para receber a dose, é necessário apresentar um documento de identidade com foto, cartão do SUS e a caderneta de vacinação. No caso de menores de 18 anos, é obrigatória a presença dos pais ou responsáveis. A aplicação da vacina está sendo feita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs).
QUEM PODE RECEBER A VACINA?- - Pessoas com 60 anos ou mais
- - Crianças de 6 meses a 6 anos
- - Gestantes e puérperas
- - Profissionais de saúde
- - Caminhoneiros, motoristas de ônibus e trabalhadores dos Correios
- - Forças de segurança e transporte coletivo
- - Pessoas com doenças crônicas, deficiências ou em situação de rua
- - Comunidades quilombolas
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.