Manutenção de árvores e parques é reforçada para a primavera em Feira

GeralServiços

Manutenção de árvores e parques é reforçada para a primavera em Feira

 Estação inicia a partir do próximo domingo, 22 de setembro

Foto: Mário Sepulveda/ FE
A chegada da Primavera, no próximo domingo (22), traz consigo uma previsão de tempo quente e seco, segundo dados do Inmet (Instituição Nacional de Meteorologia). Por outro lado, a estação é também conhecida pela floração de diversas espécies de plantas e árvores, deixando as ruas e avenidas da cidade mais bonitas.

Pensando na próxima estação, o Departamento de Parques e Jardins de Feira de Santana, vinculado à Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), vem realizando desde o início do outono ações diuturnas de manutenção das árvores, conforme explicou o diretor João Falcão ao Folha do Estado.

"Nessa época do outono e inverno, houve um esforço maior no sentido de podar ao máximo as árvores, para que quando chegasse a primavera elas estisseem em seu ápice de floração e frutos. Nosso trabalho de manutenção, nós estamos fazendo dentro das condições que o departamento tem."

Segundo ele, na Avenida Maria Quitéria, por exemplo, os técnicos do departamento têm buscado cuidar de forma especial dos Ipês, cuja floração na primavera promove um belíssimo e colorido espetáculo aos motoristas e transeuntes que circulam pela via.

"Com os Ipês a gente tem sempre um cuidado muito grande. Foi feita uma adubação orgânica, na maioria deles, e os que ficam na Maria Quitéria já próximo do viaduto da Fraga Maia, buscamos uma espécie de parceria com a Coelba, para não mexer de maneira drástica, como de vez em quando a empresa faz, inclusive por conta da rede alta tensão. E esse ano conseguimos, estamos tentando fazer com que ele volte a florescer, pois tem algum tempo que ele não flora. Tudo isso, a natureza responde, mas tem o tempo dela, e esse ano tentamos dar uma força para ver se conseguimos mais", informou.

Noide Cerqueira

Acerca das ações na Avenida Noide Cerqueira, o diretor João Falcão explicou que há algum tempo algumas árvores da espécie Nim foram retiradas, pois estavam trazendo problemas ao piso do canteiro central.

"Ali foram feitas algumas intervenções, e o que criou muito mal entendido foi a retirada de três Nims que tinham ali, em uma pequena praça onde tem a placa de inauguração, um parquinho e um kit ginástica. Nós retiramos os Nims porque eles estavam danificando o canteiro e já estavam chegando às pistas. O Nim não é uma árvore recomendada para a arborização urbana, porque ela é repelente, usada na indústria de comésticos e repelentes, ela repele insetos, e alguns dizem que elas matam as abelhas, e uma coisa que as pessoas devem perceber é que pássaro não senta no Nim. Então fizemos aquela remoção e transplantamos Sibipirunas, que já começaram a mostrar sua cara. E fizemos uma pequena reforma, colocando mesas, recuperamos o parquinho e colocamos o cercamento para segurança, pois está em um canteiro central de pistas que têm um rolamento muito grande de veículos de todo tipo e o cercamento foi para dar mais segurança às crianças", esclareceu.

João Falcão orientou ainda a população de que podas de árvores só podem ser realizadas pelo Departamento de Parques e Jardins e empresas particulares com autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semman).

"Nenhuma árvore que compõe a arborização urbana, seja privada ou pública, pode ser podada ou removida sem autorização do Meio Ambiente. Nós mesmos, para executarmos nossas atividades de podas, temos que ter a autorização, e qualquer remoção que façamos também precisa ter o aval. O segundo é que para a população realizar esse serviço deve procurar profissionais da área que tenham esse conhecimento de orientar. Devemos lembrar que cada árvore é um ser vivo e quando mexemos nela, ela sente. E para remover só em último caso."

Parques municipais

Os parques municipais - Parque Erivaldo Cerqueira, no bairro Baraúnas, e Parque da Cidade, no Conjunto Feira VII - são unidades de conservação da fauna e flora locais. Com a chegada da primavera, estes equipamentos passam a ser utilizados com mais frequência pela população.

De acordo com João Falcão, existem normas e regras para uso dos parques, que precisam ser respeitadas.

"Ali tem a fauna e flora que têm que ser respeitadas. No Parque Erivaldo Cerqueira, além das iguanas e cágados, lá tem os patos, gansos, as aves de uma maneira geral. E quando a gente diz que não pode colocar bola de soprar, aqueles painéis, e confetes é porque além de sujar, também tem a questão dos animais que podem ingerir e vir à morte. Entre as regras de utilização está que não pode som, uso de bebida alcoólica, correr atrás dos animais. E o mais importante é que os dois parques são para a comunidade, mas nós temos tido problemas sérios de vandalismo neles", afirmou.

Dia da Árvore

Dia 21 de Setembro será comemorado em Feira de Santana o Dia da Árvore. "Esse ano para comemorar esse período vamos plantar árvores na Praça que foi revitalizada no Conjunto João Paulo, na parte da Fraga Maia que foi revitalizada, onde foram retiradas as barracas. E vamos plantar mais de 200 mudas na Noide Cerqueira, onde só ficou a ciclovia, e recuperar ou substituir aquelas que foram quebradas ou roubadas das 240 que plantamos." 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 11 Outubro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/