Médico feirense Gileno Júnior participa do Troféu Raça Negra

GeralHomenagem

Médico feirense Gileno Júnior participa do Troféu Raça Negra

Atuante na Polícia Militar, foi o único feirense a participar da 21ª edição da premiação

Crédito: Divulgação
Na última segunda-feira (20), dia da Consciência Negra, o médico e capitão da Polícia Militar Gileno dos Santos Cerqueira Júnior foi o único feirense a participar da 21ª edição do Troféu Raça Negra. O evento é promovido anualmente pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela Afrobras, no Teatro Municipal de São Paulo, e visa premiar grandes nomes que contribuíram para a busca da igualdade racial, em prol de uma sociedade mais plural.

Neste ano, a homenagem foi direcionada à memória da Glória Maria, tendo como apresentadoras Joyce Ribeiro, âncora da TV Cultura, e Mirella Archangelo, apelidada de "mini Glória Maria" após surgir em um vídeo, em que denunciava as condições precárias das ruas, na periferia de Ribeirão Preto. "É uma sensação indescritível porque nunca tinha participado, de nada assim dessa magnitude que foi a 21ª edição do Troféu Raça Negra que visa enaltecer homenagear personalidades negras, empresas e outras parcerias que estão também em coadjuvância com as questões raciais. Nesse evento me sente grande e pequeno ao mesmo tempo. Grande no sentido de estar perto de personalidade e autoridades como ministros do STF, o ministro Barroso, Sheron Menezes, Samuel de Assis, protagonistas de novelas de enorme audiência na TV Globo, personalidades internacionais como Lewis é a primeira mulher afro-americana a ocupar o cargo de dirigente, na maior organização empresarial do mundo, o Banco de Exportação e Importação dos Estados Unidos (EXIM) entre outros. E a sensação de se sentir pequeno é porque me vi diante de personalidades grandiosas, onde nos sentimos estimulados a tê-los como farol e crescer tanto quanto eles", detalha Gileno.

Dentre os homenageados, além de autoridades estavam Elisa Lucinda, Djamila Ribeiro, a Rainha Ronke Ademiluyi-Ogunwusi, Rainha Suprema do Antigo Reino ife - antiga cidade africana, onde hoje é a Nigéria, na África Ocidental, entre outros. Dr. Gileno ganhou notoriedade devido ao seu ativismo frente às causas raciais e pelo seu protagonismo, no quadro Quem Quer Ser Um Milionário, do programa Domingão com Huck (2022). 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/