Moradores da zona rural de Feira realizam protesto por melhorias do transporte público

GeralTransporte Público

Moradores da zona rural de Feira realizam protesto por melhorias do transporte público

Eles chegaram ao local por volta das 4h, bloqueando a saída dos veículos, que só foram liberados por volta das 09h30.

Foto: Mário Sepulveda/ FE

Moradores dos distritos da Marinha e Maria Quitéria, zona rural de Feira de Santana, realizaram uma manifestação, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (22), em frente ao portão principal da empresa de ônibus Rosa. Eles chegaram ao local por volta das 4h para reivindicar melhorias do sistema de transporte, bloqueando a saída dos veículos, que só foram liberados para circularem por volta das 09h30, após reunião com representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

A manifestante Aurelice Cruz de Jesus, do distrito de Maria de Quitéria, criticou a morosidade da prefeitura municipal em resolver o problema do transporte público nas comunidades rurais de Feira de Santana.

"A gente cobra por melhorias do transporte e para os horários atenderem a comunidade. Não adiante ter quantidade e não ter qualidade dos ônibus para rodar. A gente faz reuniões na Secretaria de Transporte, eles nos atendem bem, mas a conversa não sai dali. Ao longo destes anos todos, a gente vem cobrando essas melhorias, e a situação agora se agrava por conta do período chuvoso. Mas a culpa não é da chuva, eles têm o ano todo para cuidar das estradas, mas continua o mesmo descaso de sempre. A gente pede também a volta dos cobradores e, além disso, os carros estão quebrados, saindo fumaça e com bancos duros. Não aceitamos mais essa situação", protestou.

José das Virgens, morador do Distrito da Matinha, espera que a Secretaria de Mobilidade Urbana tenha mais comprometimento com os moradores da zona rural.

"Nós acreditamos que o diálogo pode avançar. Mas não é de hoje, vem ao longo dos anos e esperamos esse comprometimento deles em substituir os ônibus, com cobradores para atender a zona rural. Aqui hoje temos moradores do distrito da Matinha e de Maria Quitéria."

Foto: Mário Sepulveda/ FE

No local da manifestação, o diretor de Transportes Públicos, Rodolfo Ferreira Junior, dialogou com a comunidade e ouviu as reivindicações. Ele se comprometeu em atender as demandas de forma gradativa.

"Conversamos com a comunidade, ouvimos as reivindicações e levamos as demandas para o secretário Sérgio Carneiro, em conjunto com a empresa Rosa, que atende a região do Candeal, da Matinha, e vamos trazer as soluções para retomar a circulação dos ônibus. Eles reivindicam sobre as condições dos ônibus, por causa do período chuvoso, e vamos fazer um remanejamento junto com a empresa para colocar veículos de melhor qualidade para operar nas comunidades."

O superintendente de Trânsito, Ricardo Cunha, também compareceu ao local do protesto e entrou em acordo para de imediato substituir dois veículos que atendem as linhas.

"Colocaremos dois novos veículos para operar de imediato, com cobradores. Conseguimos entrar em entendimento com a comunidade. Devido às condições de trafegabilidade em alguns locais, fizemos um ajuste e já entraram em operação a partir de agora."

Foto: Mário Sepulveda/ FE
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 23 Mai 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/