Moradores da zona rural de Feira realizam protesto por melhorias do transporte público
Eles chegaram ao local por volta das 4h, bloqueando a saída dos veículos, que só foram liberados por volta das 09h30.
Moradores dos distritos da Marinha e Maria Quitéria, zona rural de Feira de Santana, realizaram uma manifestação, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (22), em frente ao portão principal da empresa de ônibus Rosa. Eles chegaram ao local por volta das 4h para reivindicar melhorias do sistema de transporte, bloqueando a saída dos veículos, que só foram liberados para circularem por volta das 09h30, após reunião com representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
A manifestante Aurelice Cruz de Jesus, do distrito de Maria de Quitéria, criticou a morosidade da prefeitura municipal em resolver o problema do transporte público nas comunidades rurais de Feira de Santana.
"A gente cobra por melhorias do transporte e para os horários atenderem a comunidade. Não adiante ter quantidade e não ter qualidade dos ônibus para rodar. A gente faz reuniões na Secretaria de Transporte, eles nos atendem bem, mas a conversa não sai dali. Ao longo destes anos todos, a gente vem cobrando essas melhorias, e a situação agora se agrava por conta do período chuvoso. Mas a culpa não é da chuva, eles têm o ano todo para cuidar das estradas, mas continua o mesmo descaso de sempre. A gente pede também a volta dos cobradores e, além disso, os carros estão quebrados, saindo fumaça e com bancos duros. Não aceitamos mais essa situação", protestou.
José das Virgens, morador do Distrito da Matinha, espera que a Secretaria de Mobilidade Urbana tenha mais comprometimento com os moradores da zona rural.
"Nós acreditamos que o diálogo pode avançar. Mas não é de hoje, vem ao longo dos anos e esperamos esse comprometimento deles em substituir os ônibus, com cobradores para atender a zona rural. Aqui hoje temos moradores do distrito da Matinha e de Maria Quitéria."
No local da manifestação, o diretor de Transportes Públicos, Rodolfo Ferreira Junior, dialogou com a comunidade e ouviu as reivindicações. Ele se comprometeu em atender as demandas de forma gradativa.
"Conversamos com a comunidade, ouvimos as reivindicações e levamos as demandas para o secretário Sérgio Carneiro, em conjunto com a empresa Rosa, que atende a região do Candeal, da Matinha, e vamos trazer as soluções para retomar a circulação dos ônibus. Eles reivindicam sobre as condições dos ônibus, por causa do período chuvoso, e vamos fazer um remanejamento junto com a empresa para colocar veículos de melhor qualidade para operar nas comunidades."
O superintendente de Trânsito, Ricardo Cunha, também compareceu ao local do protesto e entrou em acordo para de imediato substituir dois veículos que atendem as linhas.
"Colocaremos dois novos veículos para operar de imediato, com cobradores. Conseguimos entrar em entendimento com a comunidade. Devido às condições de trafegabilidade em alguns locais, fizemos um ajuste e já entraram em operação a partir de agora."
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.