“Movimento Internacional”, esclarece Pedro Américo sobre evento com motos em Feira

GeralEvento com motos

“Movimento Internacional”, esclarece Pedro Américo sobre evento com motos em Feira

 Durante uma das apresentações, um adolescente foi arremessado do veículo e caiu ao solo,

Um acidente ocorrido no último domingo (5), envolvendo um jovem que participava de um evento de manobras radicais com motocicletas, em Feira de Santana, gerou forte reação e críticas entre a população. O Circuito de Grau ocorreu no Parque de Exposição João Martins da Silva, com apoio do poder público municipal. Durante uma das apresentações, um adolescente foi arremessado do veículo e caiu ao solo, o que repercutiu nas redes sociais, gerando preocupação.

Nesta quarta-feira (8), o vereador Pedro Américo, que foi um dos organizadores do circuito, que contou com mais de 1.200 participantes, falou sobre as críticas feitas pela comunidade, esclarecendo sobre a importância de apoiar movimentos do esporte amador e radicais, oferecendo a eles um ambiente de segurança.

"É importante a gente esclarecer para a população que talvez não entenda, que existe uma linguagem técnica para este tipo de movimento, de manobra, que é stunt rider, que são manobras com motocicletas, entre elas o grau. Estamos acompanhamento este movimento até a nível internacional. Vários países transformaram essa em uma modalidade esportiva já registrada. Em cidades do Brasil, como Belo Horizonte e Campo Grande, já estabeleceram legislações municipais para que possam garantir espaços seguros para esse tipo de esporte", informou Pedro Américo.
Foto: Divulgação

Ele pontuou que, apesar de ser um esporte considerado de risco, é necessário acolher seus participantes, para que não pratiquem a modalidade em locais inadequados.
"Temos que ter a clareza de que os jovens que participam deste tipo de esporte, que fazem essas manobras, eles vão continuar fazendo. É de risco, assim como outros esportes extremos, radicais. Porém, é uma escolha pessoal daquele que pratica. Nosso papel como político e aquele que observa a necessidade da sociedade é entender que, ao invés de afastar essa juventude, criminalizar e punir, devemos buscar um caminho para possam fazer de maneira mais segura, ao invés de fazerem nas ruas e avenidas, próximo às BRs, gerando risco de acidentes, e aí sim pessoas que não querem praticar e não estão envolvidas com o evento são colocadas em risco", destacou o parlamentar.
Segundo Pedro Américo, para que o evento Circuito de Grau fosse realizado houve um debate com o governo municipal e outros órgãos, que decidiram apoiar a iniciativa garantindo toda a infraestrutura necessária.

"Agradeço ao prefeito José Ronaldo, que participou do debate, a Secretaria de Agricultura e todos os secretários envolvidos, pois conseguimos fazer um evento dentro do Parque de Exposição, um local fechado, com toda a segurança, videomonitoramento, corpo de bombeiros civis, equipes de primeiros socorros e os praticantes. Foram mais de 1.200 pessoas no evento para participar ou assistir às manobras radicais. E vamos trabalhar cada vez mais para que o uso de EPI's possa ser fortalecido, e eles tenham mais segurança, mas de fato foi um evento que não colocou a população em geral em risco, e isso foi uma grande vitória", finalizou.  

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 18 Fevereiro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/