MPBA realiza inspeções em unidades de saúde no circuito Maneca Ferreira

GeralVistorias

MPBA realiza inspeções em unidades de saúde no circuito Maneca Ferreira

A ação foi conduzida pelos promotores de Justiça Audo Rodrigues e Rocío Matos, com o objetivo de verificar as condições de funcionamento dos serviços 

Foto: Renata Leite/ Secom

Equipes do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) realizaram, ontem, 1º de maio, inspeções nas unidades de saúde de pronto atendimento avançado, instaladas ao longo do circuito Maneca Ferreira, principal trajeto da tradicional festa popular de Feira de Santana. 

A ação foi conduzida pelos promotores de Justiça Audo Rodrigues e Rocío Matos, com o objetivo de verificar as condições de funcionamento dos serviços de saúde disponibilizados ao público durante o evento. Participaram servidores do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Cesau) e da Central de Apoio Técnico (Ceat), com o apoio do Corpo de Bombeiros, e acompanhada por gestores e quadros técnicos do Município. 

As vistorias se concentraram nas duas unidades instaladas provisoriamente para a festa, o posto 1, com capacidade para 24 leitos, e o posto 2, que possui seis leitos. Foram avaliados aspectos como acessibilidade, fluxo de atendimento, fornecimento de insumos e estrutura física. A coordenadora do Cesau, promotora Rocío Matos, com apoio da médica Ana Paula Mattos e da servidora Adriana Trindade, avaliou que as unidades estão prontas para funcionarem no atendimento aos foliões.  

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Ajustes 

A equipe da Ceat foi composta pelos engenheiros sanitaristas Filipe Pereira e Zuri Pessoa, além dos arquitetos Alexandre Matos e Giovana Fonseca, que atuaram na análise das condições estruturais, de segurança e conformidade com as normas técnicas vigentes.Durante a ação, foi verificado que, de modo geral, as unidades funcionam em conformidade com os critérios técnicos e operacionais exigidos. No entanto, foram identificados pontos que precisam de adequações, os quais foram sinalizados e encaminhados para correção ainda nesta edição ou para a próxima.

Entre as principais observações, está a necessidade de que as unidades de saúde _ tanto a de campanha quanto o posto 2 _ estejam conectadas diretamente à rede coletora de esgoto e de distribuicao de agua disponiveis naquela via publica, localizada bem à frente das estruturas, em substituição às instalações provisórias que estão em uso no momento.Também foi sinalizada a necessidade de ajustes no gerenciamento de resíduos sólidos comuns e de saúde.

Esses ajustes visam fortalecer a segurança sanitária e ambiental dos espaços de atendimento, reforçando o compromisso do MPBA com a proteção da saúde pública e o respeito às normas técnicas e ambientais. As inspeções fazem parte da atuação preventiva do Ministério Público, que acompanha de forma contínua as estruturas e serviços disponibilizados durante grandes eventos no estado.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 04 Mai 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/