Começa revitalização da Lagoa do Subaé em Feira de Santana

GeralEspelho d'água

Começa revitalização da Lagoa do Subaé em Feira de Santana

Remoção da vegetação aquática vai garantir maior volume de água 

Crédito: Jorge Magalhães/PMFS
No Dia Mundial da Água (22 de março), nesta quarta-feira, foi dado início à revitalização da Lagoa do Subaé. Os serviços consistem, na primeira etapa, na remoção da vegetação aquática (macrófitas), o que vai possibilitar restabelecer o espelho d'água e garantir maior volume de água. O serviço foi autorizado no local pelo prefeito Colbert Filho.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), em conjunto com a Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA), segue o Plano de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais.

"A Lagoa do Subaé, além das contribuições da Lagoa Salgada e microbacias, tem uma importância no manejo ambiental e de drenagem e possui uma área mais crítica que envolve questões endêmicas", afirma o superintendente João Vianey. Para a execução dos serviços, estão sendo utilizados uma escavadeira hidráulica e caçambas para recolher o material.

O diretor do Departamento de Educação Ambiental, João Dias, destacou que a Lagoa do Subaé é uma das mais importantes do município e onde está localizada a principal nascente do Rio Subaé [que possui 90 quilômetros de extensão se estendendo até a cidade de São Francisco do Conde].

"O Subaé é o único rio perene do município, daí a sua importância. Contudo, esperamos que os serviços de revitalização sejam levados também a outros mananciais", diz.

Também presente na ação, o secretário de Meio Ambiente, Antônio Carlos Coelho, enfatizou que a limpeza resulta na preservação da lagoa.

"É uma obra que poderia já ter acontecido. Agora, na gestão do prefeito Colbert Filho, está sofrendo as primeiras intervenções e que deverá se estender aos demais mananciais". Esse serviço já contempla a Lagoa do Prato Raso, na Queimadinha.

A secretária de Comunicação Social, Renata Maia, também acompanhou o início do serviço.

PROGRAMAÇÃO

Já no período da tarde, haverá a palestra "Recursos Hídricos" no Dispensário Santana, a partir das 14h30. E à noite, será ministrada palestra sobre "Saneamento e Água Potável", na Faculdade Anísio Teixeira.

A programação segue na quinta-feira (23). A Secretaria de Meio Ambiente realizará o mapeamento de lagoas na bacia do rio Subaé. À tarde, será ministrada palestra sobre "Cuidados com a água", no CRAS do conjunto Feira IX.

Ainda na quinta-feira, será realizada coleta para análise de água nas fontes da Teresa e dos Milagres, no bairro Rua Nova, e a fonte Buraco da Gia, na Gabriela. 

Com informações da Secom/PMFS.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/