Prefeitura de Feira distribui, pela primeira vez, camisas com proteção UV para agentes de endemias

GeralDistribuição

Prefeitura de Feira distribui, pela primeira vez, camisas com proteção UV para agentes de endemias

Profissionais da rede municipal de Saúde também ganharam mochilas 

Fotos: Renata Leite

A Secretaria Municipal de Saúde entregou, na manhã desta sexta-feira (15), camisas com proteção UV e mochilas aos agentes de combate às endemias. A ação contou com as presenças do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, e do diretor da Rede Própria, Sebastião Oliveira.

As novas camisas, confeccionadas com tecido que bloqueia os raios ultravioletas, ajudam a prevenir danos à pele e garantem mais segurança aos profissionais que, muitas vezes, trabalham expostos ao sol durante as atividades de campo, como no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.

Rodrigo Matos destacou a importância dos agentes de combate às endemias para a qualificação do SUS e reforçou o compromisso da gestão municipal em fortalecer cada vez mais a saúde em Feira de Santana.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

"Estamos abertos para dialogar com todas as categorias e promover melhorias nas condições de trabalho. Esse é um diálogo contínuo", afirmou o secretário.

Durante o evento, o titular da pasta anunciou que o Ministério da Saúde selecionou o município para desenvolver o projeto "Feira sem Dengue" — iniciativa que utilizará tecnologia de drones e bicicletas elétricas para identificar e combater o Aedes aegypti. O lançamento está previsto para 10 de setembro.

O secretário de Saúde também adiantou que, a partir de setembro, será retomado o programa de educação continuada para os agentes com capacitações mensais.

Já o diretor da Rede Própria, Sebastião Oliveira, ressaltou o olhar sensível da gestão e a estratégia de trabalho para os próximos anos, voltada para mudanças efetivas na cidade.

"Precisamos da atuação e do envolvimento de vocês, como já fazem, para que Feira esteja na vanguarda da saúde pública no país", destacou.

Atualmente, a rede municipal conta com mais de 250 agentes de endemias, que atuam no combate a arboviroses — como dengue, zika e chikungunya —, leishmaniose, doença de Chagas e na realização de ações educativas junto à população.

DIÁLOGO E VALORIZAÇÃO

Ainda participaram da entrega a chefe da Divisão de Controle Epidemiológico, Verena Leal, a coordenadora de Endemias, Priscila Soares, e representantes do sindicato.

"Momentos de acolhimento e troca também fazem parte do nosso trabalho. Que tenhamos mais ações como esta, porque elas nos fortalecem e nos impulsionam a transformar a saúde que tanto queremos", afirmou Verena Leal.

Agente de combate às endemias há 28 anos, Anailda Nere dos Santos atua nos bairros Tomba e Parque Tamandari. Para ela, a entrega representa um avanço.

"Receber material novo é uma grande conquista. Isso mostra a valorização do Município pelo nosso trabalho", disse.

O vice-presidente do Sindicato dos Agentes de Endemias, Roberto Carvalho, lembrou que há alguns anos a categoria reivindica materiais de trabalho e destacou a importância do diálogo com a gestão.

"Esse momento fortalece o vínculo entre a Prefeitura e os servidores, principalmente na construção de parcerias. Temos apresentado pautas pertinentes e acreditamos que essa aproximação trará bons resultados", afirmou. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 09 Novembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/