Prefeitura de Feira realiza operação ‘Bota Fora’ neste sábado, no bairro Cidade Nova

Geral‘Bota Fora’

Prefeitura de Feira realiza operação ‘Bota Fora’ neste sábado, no bairro Cidade Nova

A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos. 

Foto: Divulgação/PMFS

Neste sábado (8), a Prefeitura de Feira realiza mais uma edição da operação Bota Fora, que desta vez chega ao bairro Cidade Nova. A mobilização acontece das 8h ao meio-dia e faz parte do Dia "D" de combate à dengue, promovido em todo o país.

A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos. Os moradores poderão colocar em frente às casas materiais inservíveis, como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, garrafas, pneus e outros objetos que possam acumular água. O objetivo é eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

A coordenadora do Centro de Controle de Endemias, Priscilla Soares, destacou a importância da mobilização comunitária. "Cada morador pode fazer sua parte para evitar a proliferação do mosquito. São simples atitudes que fazem a diferença", afirmou.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Ela reforçou que os cuidados devem ser redobrados neste período de aproximação do verão. "As altas temperaturas e as chuvas esporádicas criam condições favoráveis para o mosquito se multiplicar. Por isso, é fundamental manter o quintal limpo e não deixar água acumulada", orientou.

Casos em queda

De janeiro até 29 de outubro, Feira registrou 193 casos confirmados de dengue, dos quais 32 apresentaram sinais de alarme e um evoluiu para forma grave. Houve um óbito confirmado pela doença neste ano. Em comparação a 2023, o número representa uma queda expressiva, com 16.939 notificações e 7.034 casos confirmados até outubro do ano passado.

A chefe da Divisão de Controle Epidemiológico, Verena Leal, ressaltou que, apesar dos avanços no último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre 14 e 20 de setembro, o trabalho precisa continuar.

"O resultado foi bastante positivo e mostra o esforço conjunto entre o poder público e a comunidade. No entanto, não podemos relaxar. A prevenção precisa ser contínua para evitar o aumento dos casos", destacou. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 07 Novembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/