Limpeza e requalificação da Lagoa Salgada marcam Dia Mundial da Água

GeralFeira de Santana

Limpeza e requalificação da Lagoa Salgada marcam Dia Mundial da Água

Ação conjunta da SEMMAM e SOMA será estendida a outras lagoas 

Crédito: Jorge Magalhães

A Prefeitura de Feira de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMAM) e da Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA), promoveu na manhã desta sexta-feira (22) a limpeza da Lagoa Salgada. A ação simbólica, que marcou o Dia Mundial da Água, teve como objetivo chamar a atenção da população sobre a importância de preservar as lagoas da cidade. O prefeito Colbert Martins Filho acompanhou de perto o início dos trabalhos.

Neste Dia Mundial da Água, o prefeito aproveitou para fazer um apelo a população para que não joguem lixo, entulho e não invadam as margens das lagoas da cidade. "Feira de Santana dos Olhos d' Água. São as lagoas que cercaram essa cidade no seu início e hoje nós precisamos preservar. Essa terra nasceu dos olhos d'água e a gente, às vezes, não respeita esses limites. Tem pessoas querendo entulhar as lagoas e não pode! Tem carroceiros que chegam, pegam entulhos e despejam em muitas dessas lagoas. Quando não fazem isso, querem invadir esse espaço, que na verdade tem que ser preservado", afirmou o prefeito.

Colbert destaca que essa mesma limpeza também vem ocorrendo em outras lagoas da cidade como a do Subaé, Geladinho e Chico Maia. No caso da Lagoa Salgada, um dos objetivos é investir para que esse bem público se torne um espaço de convivência e lazer para os moradores do entorno. "De forma simbólica nós estamos aqui na Lagoa Salgada, próximo da Noide Cerqueira, fazendo uma intervenção importante para que ela fique maior e mais limpa. Para a Lagoa Salgada estamos pensando em esportes náuticos, remo, construir uma pista de cooper aqui, com iluminação, estacionamento, algo bem bacana para a população", disse.

De acordo com superintendente da SOMA, João Vianey, algumas máquinas como retroescavadeiras foram alocadas para realizarem a limpeza e desassoreamento da lagoa, que apresentava uma grande quantidade de material sedimentado e vegetação. O objetivo, segundo Vianey, é garantir melhores condições do espelho d'água e do escoamento. "Esse trabalho que estamos fazendo é de extrema importância, ainda mais hoje, um dia tão simbólico para o mundo. É um trabalho que envolve planejamento e estudos para realizarmos a urbanização completa dessa área, proporcionando uma opção de lazer importante para a cidade, além de garantir a preservação de uma lagoa tão importante para o município", explica.

A chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMAM), Joanely Brandão, chama a atenção para o papel de cada feirense no cuidado e preservação do meio ambiente. Uma responsabilidade que não cabe apenas ao poder público. "Com a requalificação da Lagoa Salgada nós estamos contribuindo para a preservação do meio ambiente. O governo está fazendo a parte que lhe cabe, porém, as pessoas têm que ter a consciência de cuidar também, não só esperar que a prefeitura faça tudo. Esse dever de cuidar e preservar cabe a toda sociedade", enfatiza.

"A limpeza da Lagoa Salgada se alinha com o Dia Mundial da Água, uma oportunidade de conscientizar e engajar a população na preservação ambiental deste bem público", complementa Joanely. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/