Presidente do Google no Brasil vê risco de censura preventiva com julgamento no STF
Fábio Coelho critica o debate sobre a responsabilização das plataformas por postagens de usuários e diz que decisão pode afetar operação das redes
O presidente do Google no Brasil, Fábio Coelho, manifestou preocupação com o julgamento sobre o Marco Civil da Internet, que será retomado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (4). Para ele, caso a Corte decida que as redes sociais são responsáveis pelo conteúdo publicado por usuários, haverá impacto direto na operação das plataformas.
"As plataformas vão ter que, preventivamente, remover qualquer conteúdo que seja potencialmente questionável para evitar uma responsabilização ou um passivo financeiro", afirmou. Segundo Coelho, isso pode prejudicar conteúdos jornalísticos e de humor: "Qualquer matéria de jornalismo investigativo poderia ser removida porque algumas pessoas podem se sentir caluniadas. O humor também fica em risco porque as plataformas teriam medo daquele humor ser interpretado como verdade", completou.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
O julgamento tem gerado críticas de parlamentares bolsonaristas e do governo dos Estados Unidos, que apontam censura por parte do ministro Alexandre de Moraes. Até agora, o STF tem dois votos a favor da responsabilização e um contra. O artigo em questão isenta as plataformas de responsabilização por conteúdos publicados por terceiros.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.