Procon divulga pesquisa de preços de final de ano em supermercados e atacadões

GeralCesta natalina

Procon divulga pesquisa de preços de final de ano em supermercados e atacadões

A iniciativa busca facilitar a vida do consumidor, que terá acesso antecipado às informações 

Foto: Apolo Rocha

A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Feira de Santana realizou nesta sexta-feira (12) uma ação de verificação de preços em atacados e supermercados da cidade, como parte da operação especial de Natal. A iniciativa, conduzida pelo Departamento de Fiscalização, tem como objetivo orientar os consumidores, evitar práticas abusivas e facilitar a escolha da melhor compra durante o período de maior movimento no comércio. A lista completa pode ser conferida no link ao final do texto.

De acordo com o superintendente do Procon, Maurício Carvalho, a pesquisa de preços é uma prática tradicional do órgão nas principais datas do ano. "Fazemos isso na Semana Santa, na Páscoa, no São João e agora no Natal. Nós elaboramos uma lista dos produtos mais demandados. Nesta operação, estamos pesquisando 22 itens em oito grandes redes de supermercados desde segunda (08) e estamos concluindo nesta sexta", explicou.

VEJA LISTA COMPLETA AQUI

A ação é considerada essencial neste período, quando o consumidor enfrenta a correria típica de fim de ano. "O consumidor tem problemas de tempo e precisa realizar boas compras. A melhor compra é aquela em que o produto desejado está sendo vendido pelo menor preço", destacou Maurício.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Além de orientar, a pesquisa também estimula a concorrência saudável entre os estabelecimentos. "Quando divulgamos os preços, os supermercados sabem que o consumidor está atento. Se há o mesmo produto por um valor menor em outro local, ele vai optar por aquele estabelecimento. Isso faz com que a concorrência funcione", afirmou o superintendente.

A iniciativa busca facilitar a vida do consumidor, que terá acesso antecipado às informações. "O Procon cumpre um papel importante ao proporcionar a compra mais segura e consciente", reforçou.

Durante a fiscalização, o órgão identificou variações significativas entre os estabelecimentos. "Encontramos itens com diferença de até cinco reais de um lugar para o outro, outros com três ou quatro reais. Por isso sempre alertamos: o segredo da boa compra é a pesquisa. E o Procon faz esse trabalho justamente para facilitar essa etapa para o consumidor", explicou Maurício Carvalho.

A consumidora Maria dos Santos aprovou a ação. "Ótimo isso aí do Procon. A gente vive na correria e nem sempre dá pra pesquisar. Quando eles mostram onde tá mais barato, ajuda demais no bolso".
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 13 Dezembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/